Crônicas

Élida Gontijo - Páscoa

03/04/21 - 09:15

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Mais uma páscoa chegando e nós ainda em distanciamento social. Não comprarei ovos de páscoa ou mesmo farei pirulitos de chocolate , bombons , guloseimas que sempre gostei de fazer e presentear os mais próximos .Resolvi fazer diferente, estou preparando uma planta, mesmo que simbólica para cada um , os que conheço, os que não conheço, sei que minha intenção é boa e conseguirei atingir meu objetivo.  

Estou fazendo mudas de esperança, que plantinha difícil de pegar! Consegui as sementes com muita fé e orações. Preciso plantar diversos vasos, graças a Deus tenho muitos amigos. A semeadura não foi fácil, muitas vezes pensei em desistir, esperança é planta rara nos tempos atuais, não é fácil brotar. Não sabia se a rega era todo dia, se espaçada, se deixava ao sol ou  a sombra. Sei que tê-la em casa não é para qualquer um, travei uma luta imensa para acreditar que iria dar certo.

Primeiro passo para montar este viveiro de esperança foi deixar os noticiários de lado, não ficar alienada, mas afastar um pouco de dados , estatísticas tenebrosas, colher só adubos bons, depoimentos de quem venceu este vírus, escutar e assistir programas , novenas vindas de agricultores experientes e que têm Deus como mestre.

imagem

Segundo passo foi preparar a terra e abrir covas, jogar a semente, controlar a ansiedade de toda hora conferir se estava brotando. Quantas pessoas me criticaram por acreditar que iria dar certo, que pelo menos alguns vasos brotariam .Muitos acham que sou iludida demais , otimista em excesso. Não desisti, a minha fé estimulava o cuidado com meus vasos. 

Nos pequenos detalhes do dia a dia notava que iria dar certo, ter esperança é uma luta constante, um dia chorei muito depois de saber de tantas mortes, minhas lágrimas caíram na terra e foi um adubo e tanto. Quando desesperava sentia que as mudinhas paravam de desenvolver.

Agora em plena páscoa, momento que Deus ressuscitará por todos nós, os vasinhos estão uma lindeza, a esperança está pequena mas pegadinha. Estou sentindo igual o menino do dedo verde, personagem de uma linda história, do escritor francês Maurice Druon.

Cada um de vocês irá receber neste domingo de páscoa , o seu vasinho, não colocarei o modo de cuidar, vai depender de cada um  acreditar que a esperança existe e pode crescer no vasinho, na sua casa, no seu coração e de todas as pessoas que lutam por um mundo melhor.

Quando a esperança ficar sem florescer, busque o adubo do amor ao próximo, reze, reze muito, peça o jardineiro maior que ressuscite seu vaso. Nunca perca a esperança, não é dito popular , ela sim é a última que morre. Cultive com muito amor, faça mais vasos, distribua com outras pessoas. Precisamos ter muitos vasos espalhados por aí.

Nesta páscoa, receba meu simples vasinho, cheio do amor de Deus ressuscitado, quando recebê-lo reze, agradeça o dom da sua vida, cuide bem dele, conte as pessoas que você tem esperança e que elas podem ter apesar de tudo. Uma feliz páscoa para cada um de vocês, renasçam com o mestre Jesus  e de vez em quando me mande notícias do seu vaso. Um grande abraço cheio de amor e esperança.

Élida Gontijo - Abril de 2021

Élida Gontijo

Élida Gontijo