Crônicas

É preciso dizer 

17/10/21 - 12:37

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

    Tenho notado que algumas palavras estão sumindo do vocabulário, por falta de uso. Acho que as pessoas perderam o hábito de dizê- las. O período de isolamento fez calar muitas palavras que são extremamente necessárias em nossa vida.

    Vou exemplificar uma delas. Estava dando aula estes dias e falei com um aluno que estava viajando e faltou às aulas  que estava com saudades . Ele achou estranho minha fala, disse que nunca ninguém havia lhe falado que estava com saudades. Quero acreditar que ele esqueceu, mas logicamente alguém já usou essa expressão referindo-se a ele. Mas ao mesmo tempo, penso e se realmente é verdade? E você quando falou com alguém que estava com saudade?

    Elogios desapareceram também, palavras doces, como é bom escutá-las. Quem não gosta? Mas o elogio incomoda, o egocentrismo impera.

imagem

    Por favor, com licença, viraram joias raras, as pessoas passam empurrando , causando tumulto para não dizer tão simples expressões. Gratidão emprego sempre com toda importância e significado que representam para mim, não é clichê , mas reconhecimento. Como está fazendo falta pedir desculpas!

    Penso juntar diversas palavras e expressões, entre elas as que citei, colocar em um vidro bem decorado , presentear diversas pessoas e não esquecer de colocar o modo de usar. Seria maravilhoso destampar o vidro de palavras necessárias e usá-las, a vida tornaria mais suave, leve, delicada, agradável.

Que tal colocarmos em nossa lista de presentes de natal?  Teria um bom preço e um presente bem diferente. Para finalizar quero dizer: por favor, vê se aparece, estou com saudades, você é muito importante pra mim! 

Afinal palavras foram feitas para serem usadas.

Outubro-2021.

Élida Gontijo

Élida Gontijo