Crônicas

Bem Querer

28/06/21 - 09:29

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Dentro de mim mora um passarinho. Há dias que me acorda cantando bonito, anunciando que o sol já raiou, que é preciso levantar. Muitas vezes fica calado dias, acho que percebe tudo que acontece no mundo, tanta tristeza, epidemia, distanciamento. Quando percebe que a tristeza dele me contamina e não escuta meus sorrisos , não sente a minha energia para seguir a caminhada volta a cantar.

Suas penas são tão coloridas, fico encantada, acho que Deus pintou cada uma delas. Ninguém consegue lhe ver a não ser eu, é preciso desenvolver o olhar para pequenas coisas.

Um dia estava elaborando aulas, triste, sozinha, quando senti a presença de alguém. Chegou de mansinho, me olhou bem nos olhos e quis saber o motivo da minha tristeza. Contei que às vezes fico assim, sinto falta da convivência gostosa com os amigos, parentes, não nasci para viver sozinha. Apesar de não viver sozinha, mas fico sozinha durante todo o dia e isso já é muito pra mim. De tanto conviver em sala de aula, com tantos adolescentes , ficar sozinha é complicado. 

Falou que não me preocupasse, a partir daquele dia estaria sempre comigo, quando escuta a voz de alguém desaparece. Quem falou que adulto não tem amigo imaginário? Resolvi chamá-lo de Bem Querer, parece ter gostado do nome, já viveu em muitos lugares, fica onde acha que precisam dele. Quando vou escrever pousa no meu ombro e fica quietinho, de vez em quando dá uns palpites, diz que o texto está muito triste , que as pessoas precisam de coisas alegres, outras vezes chora caladinho e fica despistando suas lágrimas. È sensível assim como eu, por isso ficamos tão amigos.

Nunca fala se veio pra ficar, foge desse assunto, fala que devo viver o momento , deixar o futuro acontecer sem ansiedade. Conta diversas histórias e viajo com ele em seus relatos, perguntei por companheira só responde que no momento tem a missão de cuidar de mim, que o amor pode acontecer de diversas formas.  

Segundo ele o melhor lugar para viver é no coração de alguém, levando harmonia, amor, seguindo sempre os ensinamentos de seu padrinho São Francisco de Assis. Quantas vezes tive vontade de arrumar uma gaiola bem bonita e colocá-lo lá dentro, para viver sempre aqui em casa, mas não tive coragem, não posso ser egoísta, tem muita gente precisando de um Bem querer . Gosta de chamar minha atenção para parar de trabalhar um pouco, aí distraio com as histórias, descanso, fico mais leve e feliz.

Não sei se vocês também têm um Bem Querer, às vezes não, pois não aprenderam a enxergar com os olhos do coração , tente fazer essa experiência, silencie, acalme , abra as janelas e deixe fluir, quem sabe escutará um leve piado de um novo amiguinho .Boa sorte!

Élida Gontijo - junho de 2021.
 

Élida Gontijo

Élida Gontijo