Simone Araújo | 10 dicas para planejar o intercambio após pandemia

07/08/20 - 09:56

Todo mundo sonha em fazer um intercâmbio, mas a maioria das pessoas não leva em conta que é necessário se planejar. E quanto antes for esse planejamento, mais organizado e barato será o programa de intercâmbio. 

 

Em Sete Lagoas, as pessoas estão investindo no aprendizado da segunda língua com o objetivo de fazer a tão esperada viagem de intercâmbio.  E é possível realizar esse sonho,  porque falar outro idioma se tornou muito fácil devido às experiências de salas de aulas presenciais e também virtuais. 

Por outro lado, para organizar um intercâmbio é necessário tempo; pode levar de meses a anos.  Para ajudar, deixo aqui minha contribuição para que qualquer pessoa comece desde já a planejar um desses  programas.

 

10 Passos para começar a organizar o intercâmbio:

 

1. Fazer um curso de formação do idioma falado no país onde deseja fazer o intercâmbio.  Na maioria das vezes os países mais procurados são os de língua inglesa.  Viajar com inglês fluente é um grande passo para melhor aproveitamento da estadia no país.   Além disso, não precisar investir no curso de idiomas no país de destino  equivale a uma pequena fortuna que pode ser utilizada para cobrir outros custos. 

 

2. Definir o foco do seu programa. Que tipo de programa de intercâmbio gostaria de fazer? Poderia ser para aperfeiçoar o idioma. Os idiomas mais populares para aperfeiçoar são inglês, francês, italiano, alemão, mandarim e espanhol.  Outros objetivos são: fazer um programa acadêmico, high school, curso de pós-graduação, MBA ou mesmo  cursos técnicos na área de atuação profissional.  Programas de estudo com trabalho podem ser uma ótima escolha.

 

3. Como será o formato do programa de  intercâmbio? De acordo com o objetivo, defina a duração e cronograma do mesmo. Por exemplo, um intercâmbio de estudo muito usado é o Acadêmico de Ensino Médio (High School) e o formato e a duração é de um ano letivo. Assim, o tipo de intercâmbio que escolher influenciará no formato do programa. Existem inúmeras possibilidades de tempo de estudo e permanência no país. Cada variação de estadia influenciará no valor a ser investido.

 

4. Pesquisar sobre o país onde pretende fazer o intercâmbio.  É preciso fazer a análise de um contexto geral: qualidade da instituição educacional,  qualidade ou pontuação dos anfitriões (hosts) ou local onde morará durante o intercâmbio;  se o país exige visto e  qual é o tipo de visto. Também é recomendado saber sobre a economia do país, cultura, rotina, custo de vida. Procurar referências de pessoas que já fizeram o mesmo tipo de programa naquele país é importante.

 

5. Procurar informações sobre a documentação necessária: passaporte, visto de acordo com o tipo de intercâmbio, se é necessário algum tipo de carta de recomendação, etc.

 

6. Ter um seguro de vida para todo o período de permanência no país escolhido para o intercâmbio é fundamental.

 

7. Planejamento financeiro é essencial. Fazer um levantamento de custo mensal incluindo gastos diários de transporte, alimentação, higiene pessoal, lazer e fazer uma projeção para todo o período do intercâmbio. É claro que os gastos para a obtenção do passaporte, a viagem para a entrevista na embaixada e a passagem de ida e volta precisam ser incluídas no planejamento.

 

8. Escolher qual acomodação é a melhor pode gerar dúvidas. Ficar em casa de família é muito bom para vivenciar a realidade local. Ficar em acomodação independente proporcionará liberdade. Caso a opção seja por ficar em casa de nativos é elegante levar presentes  para estes “familiares”. Então, de acordo com a quantidade de hosts, planeje a quantidade de presentes.

 

9. Ter uma reserva de dinheiro é muito importante para casos de emergências.

 

10.  Ter um bom consultor de intercâmbio para auxiliar pode fazer a grande diferença no planejamento. E para aqueles que viajarem sozinhos, sugiro ter um consultor no país do intercâmbio é importante para te auxiliar em alguma situação que precise de ajuda.

 

11. Uma dica bônus serve para qualquer viagem: mantenha todos os documentos, números de telefones importantes e endereços salvos na nuvem. Essa é uma medida preventiva que garantirá sua segurança caso perca as vias originais. 

 

Tão logo a pandemia e o isolamento social acabem, as pessoas iniciarão suas viagens. Eu desejo sorte, planejamento e muito estudo! Enquanto isso, take care!

 

 

Simone Araújo

Diretora da Wizard Idiomas

www.wizardsetelagoas.com.br

31  998833736 / 31 3771 3736

instagram@wizardsetelagoas

facebook.com/wizard7l

 

 

Veja Mais