Coluna Minas Gerais

Aberta consulta para concessão do Parque de Ibitipoca

03/01/22 - 16:08

Janela do Céu, um dos principais atrativos de Ibitipoca. Foto: vidasemparedes.com.br
Janela do Céu, um dos principais atrativos de Ibitipoca. Foto: vidasemparedes.com.br

Por Coluna Minas Gerais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou a abertura da consulta pública para conhecimento e análise da minuta do edital e de seus anexos referentes ao futuro processo de licitação, na modalidade concorrência, para concessão do Parque Estadual de Ibitipoca, situado em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora. O parque está na lista de 26 unidades de conservação do país que serão concedidas à iniciativa privada. O IEF também liberou a consulta para o Parque Estadual do Itacolomi, que fica nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Nanuque rejeita taxa de manejo
Os vereadores de Nanuque participaram de sessão extraordinária e rejeitaram o Projeto de Lei nº 044/2021, que: “Institui taxa pela utilização efetiva ou parcial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos e dá outra providência”. Projeto de autoria do Executivo Municipal, obedece a Lei Federal, para adequação dos municípios, que busca organizar e regular a forma com que o país lida com os resíduos. Para o secretário da Mesa Diretora, vereador Carmilto Carrieiros, a Taxa poderia ser comparada ao IPVA, onde nós pagamos e o mesmo não é aplicado em sua devida finalidade. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Secretaria assume Sesc de Muriaé
A gestão do antigo Sesc de Muriaé está agora sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A passagem de comando da unidade, que antes estava vinculada à Secretaria Municipal de Administração, foi oficializada pelo prefeito José Braz. A ideia é que, a partir de janeiro, o local possa voltar a ser utilizado pela população de Muriaé de diferentes maneiras - por exemplo, como local de eventos culturais, área de lazer ou competições esportivas. De acordo com o prefeito, a ideia é que a unidade possa ser administrado tal qual uma empresa - ou seja, que além de ser autosustentável, não provoque prejuízos financeiros para o município. (Gazeta de Muriaé)

Locomotiva impedida de circular
Após a Locomotiva a Vapor 51 ter circulado em Além Paraíba no dia 21 de dezembro levando o Papai Noel até o Vassourão, a empresa VLI, que detém a concessão do trecho da via férrea no município, acionou a justiça e conseguiu uma liminar concedida pela Juíza de Plantão, e a Locomotiva 51 não poderá mais trafegar nos trilhos da VLI. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Miguel Belmiro Júnior e o vice José Márcio Fernandes ficaram indignados e afirmaram que lutarão em todas as esferas, jurídicas, administrativas e políticas para reverter o que consideraram um absurdo. (Além  Parahyba)

Auxílio liberado em Formiga
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, por meio da Gestão do Cadastro Único, informa que neste mês de janeiro/2022 houve novas liberações do benefício Auxilio Brasil (antigo bolsa família) no valor de R$400, para 536 novas famílias. Ao todo, o município de Formiga possui 2.477 famílias beneficiarias do Auxílio Brasil. (Nova Imprensa – Formiga)

Itaúna terá complexo de tênis
Com aprovação da Câmara de Itaúna, foi autorizada a concessão do direito real de uso do terreno de 12.888,20 m², situado ao lado da Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, para a Federação Mineira de Tênis (FMT), por um período inicial de 10 anos. O terreno, avaliado em torno de R$ 5 milhões, receberá investimento da FMT, em parceria com empresários itaunenses, para a construção de um complexo esportivo dedicado à prática de tênis. (Folha do Povo – Itaúna)

Ação de acolhimento aos moradores
A Polícia Militar e a equipe do Serviço de Abordagem Social realizaram operação conjunta no último final de semana, em pontos de aglomeração da área central, junto a pessoas em situação de rua em Poços de Caldas. Na oportunidade, foi disponibilizado acolhimento nas casas de passagem conveniadas junto à Secretaria Municipal de Promoção Social. As pessoas abordadas são classificadas como pessoas em situação de rua, a Secretaria de Promoção Social é acionada para oferecer os diversos serviços disponíveis no município, entre eles o Centro POP, casas de passagem e abrigos institucionais. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Coluna Minas Gerais

Coluna Minas Gerais

Veja Mais