Coluna Evangélica

COLUNA EVANGÉLICA

17/07/22 - 08:00

Fátima Massula Dutra
Fátima Massula Dutra

Por Fátima Massula Dutra

Boas Novas – Provado e Aprovado

Jesus é nosso Rei e nosso Cordeiro pascal, e como tal foi minuciosamente examinado para ver se Nele havia defeitos. Primeiramente, Ele foi examinado pelos sacerdotes e anciãos de Seu povo quanto a Sua autoridade de ensinar (Mateus 21:23-27).
Depois foi examinado pelos fariseus e herodianos que O interrogaram acerca de pagar ou não tributo a César (Mateus 22:15-22). Para realizar essa prova, a religião, representada pelos fariseus, e a política, representada pelo rei Herodes, uniram-se na tentativa de encontrar alguma falha em Jesus. Contudo Jesus foi aprovado, sem ressalvas, quando lhes disse: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Admirados, eles deixaram o Senhor em paz e foram embora.
A terceira prova foi com os saduceus, que não criam na ressurreição. “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus. Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu. E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos e sim de vivos. Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina”. (Mateus 22:29-33). Aqui, o Senhor ensinou uma lição aos saduceus e passou pela terceira prova, pois não encontraram Nele falha alguma.

A quarta prova foi assim: “Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mateus 22:34-40). 
Por último, tentaram encontrar falhas para acusá-lo usando a lei de Deus, porém não o conseguiram. O Senhor resumiu os Dez mandamentos em dois, enfatizando a lei e os profetas que eles diziam seguir: Moisés, que representava a lei, e Elias, os profetas. Aqueles homens questionaram o Senhor para prová-lo sobre diversos assuntos, montando armadilhas para fazê-Lo falhar. Mas, em Sua sabedoria, Jesus deu respostas a todas as indagações. Nosso Senhor Jesus Cristo foi provado e aprovado. Aleluia!
 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais