Coluna Evangélica

Boas Novas – Simplicidade e Pureza Devidas a Cristo

18/02/24 - 08:00

Por Fátima Massula Dutra

Em Gênesis 3:1 lemos: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher: É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?” Essa passagem traz uma grande advertência. Ao contrário do leão, que anda em linha reta, a serpente se move sinuosamente, muitas vezes apresentando-se na forma de ponto de interrogação, colocando dúvida em nossa mente acerca do que Deus fala: “É assim que Deus disse?”. Com sua astúcia, ela enganou Eva e Adão e corrompeu a mente humana. 
Por isso o apóstolo Paulo nos adverte: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” (2 Coríntios 11:3).

Com sagacidade, sutileza e astúcia, a serpente corrompe a mente do homem, fazendo-o perder a simplicidade e pureza devidas a Deus e a Sua palavra. Hoje, ela facilmente coloca dúvidas em nossa mente. Não caiamos nessa cilada! O vocábulo “astúcia” significa “artimanha”, sabedoria ilusória e falsa”. Devemos tomar cuidado com palavras que chegam até nós como serpentes para nos enredar. Aproximemo-nos da Palavra de Deus para não sermos iludidos com palavras falsas e vãs. E não subestimemos a capacidade que o inimigo tem de nos enganar. “Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro.” (Apocalipse 12:9). 


Ele pode enganar todos, exceto os que vivem na esfera celestial. No Éden, a natureza pecaminosa e rebelde foi injetada no homem, quando ele comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. É como se tivesse sido picado pela serpente. Deus havia dito: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:17). O homem não morreu física, mas espiritualmente, e tornou-se carne, sujeito ao pecado e à morte. Assim, após a queda, o homem tornou-se carnal (Gênesis 6:3). Por causa da queda, os homens ficaram cheios de injustiça, malícia e malignidade, se tornaram desobedientes, insensatos e sem misericórdia. (Romanos 1:29-31). Tudo isso está em nossa natureza caída. Sejamos então simples e puros, seguindo as palavras que Deus nos fala. Ó Senhor Jesus!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais