Coluna Evangélica

Boas Novas – Precisamos Aprender Esta Lição

25/02/24 - 08:00

Por Fátima Massula Dutra


Você tem irmãos? Se sim, provavelmente são as pessoas com quem você passa mais tempo. Apesar de alguns desentendimentos, há, sem dúvida, amor e parceria entre vocês. Infelizmente, a história entre os irmãos Caim e Abel, retratada no livro de Gênesis não foi assim. Caim e Abel eram filhos de Adão e Eva. Caim era lavrador da terra, enquanto Abel apascentava ovelhas. Ambos trabalhavam e desejavam oferecer o melhor ao Senhor. Mas Abel agradou a Deus e sua oferta foi aceita por Ele, enquanto Deus não se agradou de Caim e da sua oferta, mesmo que ele tenha separado o melhor da terra. Isso gerou inveja no coração de Caim. 
Você já sentiu inveja de um irmão ou amigo que conquistou algo que você não conseguiu? Esse é um sentimento perigoso e pode complicar nosso coração. A inveja de Caim deu origem ao ódio por Abel, levando-o a tomar a terrível decisão de matar seu próprio irmão. Esse foi o primeiro homicídio registrado na Bíblia (Gênesis 4:3-5). Pode parecer injusto à lógica humana, e você pode até sentir que Caim foi prejudicado. “Ele se esforçou, ofereceu o melhor ao Senhor e ainda assim não foi aceito? Isso não faz sentido”. No entanto, do ponto de vista celestial, podemos entender por que Caim foi reprovado e o tipo de serviço que realmente agrada a Deus. Caim era capaz e sábio, mas seu coração tornou-se orgulhoso, achando que poderia agradar a Deus à sua própria maneira. 


Já experimentou ter uma habilidade extraordinária e sentir-se superior aos outros, mesmo ao servir ao Senhor? Esse foi o sentimento de Caim. Só que ele não percebeu que Deus valoriza não a capacidade humana, mas a dependência Dele. Nossa habilidade, por maior que seja, diante do poder infinito do Senhor, é zero. Além de orgulhoso, Caim não se preocupou em fazer a vontade do Senhor: pastorear as ovelhas era o que realmente agradava a Deus, porque naquela época o perdão vinha do sacrifício de animais. Além de aprender com o erro de Caim, podemos também aprender com o acerto de Abel, que seguiu o caminho do Senhor Jesus. Abel teve coração humilde, foi obediente e não fez a própria vontade, mas a do Senhor. (Filipenses 2:5-7; João 5:19) Que o Senhor aceite nosso serviço e aprove nossa pessoa! Amém.
 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais