Coluna Evangélica

Boas Novas – Perdoar Traz Paz e Felicidade

04/02/24 - 08:00

Por Fátima Massula Dutra

Ao considerar o preço que o Senhor Jesus pagou para nos perdoar de todos os pecados, somos constrangidos a fazer o mesmo com as pessoas. Mas por nós mesmos é impossível perdoar como Ele fez, pois somos muito limitados. Porém a vida Daquele que nos perdoou está em nosso espírito e nos capacita. Ele é nosso modelo e o único caminho viável que nos faz perdoar. 


Em primeiro lugar, é necessário tomar posse da obra redentora do Senhor Jesus na cruz, pelo qual foi cancelado o registro da dívida equivalente a cada ato pecaminoso que praticamos e ainda realizaremos contra Deus. (Colossenses 2:14). Isso estabeleceu a paz em nosso relacionamento com Ele (Romanos 5:1). Isso só é possível submetendo nossos pensamentos, sentimentos e vontades ao nosso espírito regenerado para obter vida e paz (Romanos 8:6). Em Efésios 2:13-14 Paulo nos mostra que o sangue de Cristo também derruba toda a parede de separação e a inimizade que exista entre nós e qualquer filho de Deus. Ele é a base que nos aproxima uns dos outros. Precisamos perdoar todos os que nos ofenderam; só assim teremos paz também com os nossos semelhantes (Romanos 12:18). Para obter a paz com os outros, devemos usar o mesmo princípio do perdão do Senhor: abrir mão do registro de dívidas e de nosso impulso de cobrá-las. Quando alguém paga o que deve, não há razão para lembrar dele com mágoa ou rancor, afinal, já honrou a dívida. Fácil com certeza não é, mas o Senhor nunca pede nada sem que Ele mesmo nos capacite a fazê-lo. 


Devemos lembrar que em nós está a vida de quem morreu para nos perdoar, e, por meio dela, obtemos graça suficiente para perdoar também. Quando o Senhor ensina os discípulos a orar, deixa evidente que devemos perdoar assim como Ele nos perdoou (Lucas 11:1-4; Mateus 6:14). Muitas vezes, oramos a primeira parte: “Perdoa os meus pecados e dívidas. Amém”. E como fica a segunda parte? Podemos dizer: “Assim como tenho perdoado meus devedores”, ou “assim como perdoei aos que me devem”? O Senhor nos ensinou a orar com esses princípios, e precisamos tomá-los como direção. Precisamos perdoar nosso marido, esposa, filhos, irmãos, familiares, amigos para ter paz com Deus, com nós mesmos e com todos ao redor. Amém!
 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais