Coluna Evangélica

Boas Novas – Ester e o Deus que se oculta

06/06/21 - 12:46

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Ester foi uma jovem judia, nascida no exílio na Babilônia, usada por Deus para salvar seu povo. Órfã, foi criada como filha por seu primo Mordecai. Os judeus eram desprezados e considerados escravos. Apesar disso, pela obra soberana e oculta de Deus, Ester tornou-se esposa do rei Assuero e rainha do império persa. Porém, por recomendação de Mordecai, não contou a ninguém sua origem.

Cinco anos depois de Ester ter-se tornado rainha, Hamã, o braço direito do rei, ficou furioso pelo fato de Mordecai não se curvar diante dele e não se contentou em castigar apenas Mordecai, mas ordenou a morte de todos os judeus dali a um ano. Ao saber disso, Mordecai pediu Ester para ir até o rei e rogar pela vida dos judeus. Ester ficou receosa, pois sabia que quem entrasse na presença do rei sem ser chamado seria condenado à morte se o rei não estendesse o cetro de ouro em sinal de misericórdia. Ainda assim resolveu se posicionar: pediu a Mordecai que todos os judeus jejuassem por três dias em seu favor. Ela e suas servas fariam o mesmo e, após esse período, ela iria até o rei.

Após jejuar, Ester se vestiu de trajes reais e foi até a casa do rei. Ao vê-la, estendeu-lhe o cetro e permitiu que se aproximasse. “Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição?” (Ester 5:3a). Ester não sentiu que era o momento de pedir pela salvação dos judeus e convidou o rei e Hamã para um banquete. No banquete, novamente, o rei perguntou o que Ester desejava. De alguma forma, ela ainda não sentia que era o momento de pedir pela salvação de seu povo e convidou o rei e Hamã para outro banquete no dia seguinte. Durante o banquete, Assuero perguntou: “Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino.” Então ela pediu pela sua vida e pela vida do povo (Ester 7:2b-4a). O rei perguntou quem era esse homem que desejava aniquilar seu povo e Ester respondeu que era Hamã. Ele havia construído uma forca para enforcar Mordecai. Então o rei então mandou enforcar Hamã nessa forca.

Por ter jejuado e se preparado, Ester estava sensível para perceber o momento certo de falar com Assuero. Apesar de Deus não ser citado uma única vez no livro de Ester, vemos claramente o agir do Deus que se oculta (Isaías 45:15 VRC) através de sua serva Ester. Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais