Coluna Evangélica

Boas Novas – Ageu e Zacarias

30/05/21 - 07:36

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Logo após o retorno do povo de Israel do cativeiro na Babilônia, a apatia e o desânimo tomaram conta deles. Deixaram de lado a reconstrução do templo e passaram a cuidar dos próprios interesses. Deus então levantou Ageu e Zacarias, que não mediram esforços para conduzi-los para o propósito para o qual foram libertos. Ageu foi prático e suas palavras produziram efeito, fazendo com que todos passassem a dedicar-se com mais afinco à obra de Deus. Mas, com o passar do tempo, ficaram desanimados novamente. Então Zacarias profetizou levando o povo a olhar mais adiante. Passou a dizer ao povo que Deus se lembraria das promessas feitas, ainda que algumas parecessem ser adiadas. 

Zacarias, encorajou o povo a concluir a reedificação do templo. Ele foi visionário e sabia que, enquanto o povo olhasse para seu estado atual, ficaria desanimado. Por essa razão, sua mensagem foi de esperança, pois dizia que, após a reconstrução do templo, o Messias surgiria e traria futuro esplêndido para Israel. Por meio de oito visões, Zacarias detalhou o plano de Deus para Israel. Tais visões revelaram que o povo contaria com o socorro do Senhor, com grande prosperidade e viveria um avivamento espiritual. De caráter profético, muitas dessas visões tiveram cumprimento parcial ainda no tempo que foram proferidas, porém outras ainda aguardam o cumprimento, quando Cristo vier em Sua segunda vinda. Ele restaurará por completo a glória de Israel, fazendo deles sacerdotes em Seu reino. Isso mostra que o cumprimento da promessa de Deus pode até tardar, mas não falhará.

Conhecido como o mais messiânico e apocalíptico dentre os livros do Antigo Testamento, Zacarias falou com bastante precisão acerca das duas vindas do Cristo. Ele viu Cristo como o Renovo de Israel (Zacarias 3:8-9; 6:12), como o Rei-Sacerdote (6:13), sua entrada triunfal em Jerusalém (9:9), o que reina no milênio (9:10; 14:1-2), o bom Pastor (9:16), seus sofrimentos e a traição (11:12-13; 13:6-7) e sua segunda vinda, quando os judeus se arrependerão de tê-lo rejeitado e matado (12:10; 14:1-5). Por fim, Zacarias nos ensina que a obra de Deus e nossa vida particular não devem ser conduzidas por força ou poder, mas pelo Espírito do Senhor, ao qual devemos estar em total sujeição: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (4:6b). Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais