Coluna Evangélica

Boas novas - O Carvalho e o Terebinto: Uma Lição de Vida

28/03/21 - 07:47

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Mas bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada no Senhor, cuja fé está no Senhor. Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” (Jeremias 17:8 - KJA).

Nesta porção da palavra em Jermias, Deus nos compara à uma árvore que, apesar da situação ruim em que estamos passando, ainda há esperança. Isaías 6:13 (KJA) registra: “E, se na terra ficar um décimo do povo, este tornará a ser devastado. Contudo, assim como o terebinto, o olmo e o carvalho quando são colocados abaixo, deixam apenas um pedaço do tronco no solo, assim a santa semente será o seu toco a brotar um novo começo!

Ao pesquisar sobre o carvalho encontramos o seguinte: é a árvore mais velha em um bosque. Sua idade média está entre quinhentos e mil anos e a altura pode chegar a quarenta metros. Tem características sofridas, caule enrugado e raízes profundas. Não perde suas folhas no inverno, continua frondoso mesmo castigado pelo frio e pelo rigor da neve. O carvalho permanece com folhas e cheio de vida no período mais difícil do ano. Deus o criou para resistir.

Outra árvore resistente é o terebinto. É resistente ao inverno, e sua folhagem muda apenas na primavera. Seu tamanho médio é de dez metros. O terebinto exala um perfume que pode ser sentido a mais de um quilômetro de distância. Esse perfume é exalado mediante um ferimento na casca. Quanto maior o ferimento, maior o perfume. Ao perder a casca, o terebinto libera sua seiva, que é medicinal. Serve como antisséptico, anti-inflamatório e cura várias doenças. Quanto mais ferido for o terebinto, mais perfume exala e mais cura proporciona.

E nós, como estamos reagindo ao passar por sofrimentos? Estamos reagindo como um carvalho e um terebinto?  As pessoas que tem vida longa estão sujeitas às intempéries como o carvalho. Vivemos tempos em que tem prevalecido meias verdades, mentiras e enganos. Assim como o carvalho e o terebinto, devemos ser firmes, frondosos e espalhar o bom perfume de Cristo. Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais