Coluna Evangélica

Boas Novas - Como está seu coração?

17/10/21 - 12:53

Por Fátima Massula Dutra

Nos evangelhos, vemos que o Senhor Jesus muitas vezes falou por parábolas e, ao contá-las, fazia diante da multidão, mas a explicação era dada somente aos discípulos em particular. Em Mateus 13 Ele contou a parábola do semeador. Jesus mostra Ele mesmo como o semeador e expõe quatro tipos de solo, que representam os nossos corações. Em qual deles o seu coração se encaixa? 

Mateus 13:4 “E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.” Esse é o solo endurecido pelo constante “tráfego” de coisas. Nesse coração, o mundo e as coisas que há no mundo tem liberdade para transitar. Isso o endurece e dificulta a entrada da semente, que é a Palavra de Deus, que apesar de lançada, é comida pelos pássaros.

Mateus 13:5-6 “Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.” Esse é o solo rochoso que, a princípio, parece macio, mas nosso coração é enganoso. Muitas vezes buscamos o Senhor e O servimos, mas talvez, lá no fundo do coração, tenhamos rochas, que podem ser pecados ocultos, motivações impuras, desejos pessoais, que impedem a semente de criar raízes. Quando o sol nasce, ou seja, quando vêm provações, há tropeços.

Mateus 13:7 “Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.” Esse é o solo espinhoso que sufoca a semente e bloqueia seu desenvolvimento. Os espinhos são os cuidados do mundo, as fascinações das riquezas e ambições. Precisamos trabalhar, estudar, mas precisamos tomar cuidado para não ficarmos sem tempo e energia para servir a Deus.

Mateus 13:8 “Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.” Essa é a boa terra, condição adequada em que o coração deve ser encontrado pelo semeador, pois nesse solo, a semente será acolhida, germinará, crescerá e dará frutos.

Jesus é o semeador e também é a semente. Com esses dois itens não há problema. A questão é: em que tipo de solo o seu coração se encaixa? Se seu coração ainda não é uma boa terra, vá diante do Senhor agora mesmo e, em oração, peça que o semeador remova todo impedimento, até os mais ocultos e profundos, e faça do seu coração um solo macio e receptivo onde a semente terá condições de gerar muitos frutos. Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais