Coluna Espírita

Parabéns ao "O Livro dos Espíritos"

18/04/21 - 07:13

Por Aloísio Vander

Aloísio Vander

Neste domingo, 18 de abril, nós espíritas comemoramos os 164 anos da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a mais importante das cinco obras basilares que materializaram o Espiritismo na Terra.

Kardec despendeu três longos anos na sua preparação, e mais dois na revisão da segunda e definitiva edição.

Esta obra está dividida em quatro partes, a saber:

1ª) Das causas primárias: onde os Espíritos Superiores, respondendo a mais de 70 perguntas de Kardec, discorrem sobre as provas da existência de Deus e seus diversos atributos; examinam também os dois elementos gerais da Criação, o elemento espiritual e elemento material, e como, a partir deles, se formam os mundos e os seres.

2ª) Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos: onde os Guias da Humanidade abordam, em mais de 530 questões, temas como a origem e a natureza dos Espíritos, a vida no plano espiritual, os objetivos da reencarnação, a mediunidade e a influência dos Espíritos em nossas vidas.

3ª) Das leis morais: composta de mais de 300 questões, tratando da oração, do trabalho, do gozo dos bens terrenos, das guerras, da pena de morte, da liberdade, da justiça, das paixões, dos vícios e das virtudes.

4ª) Das esperanças e consolações: contendo mais de 100 questões que versam sobre a felicidade e a infelicidade que é possível experimentar ainda na Terra e as penas e gozos que nos aguardam além-túmulo.

Na década que se sucedeu à publicação de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec se empenhou em desdobrar cada uma dessas quatro partes, produzindo para cada uma delas um livro específico. Além disso, fundou uma revista e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, percorreu o interior da França, visitando os núcleos espiritistas e neles realizando seminários.

Passados mais de um século e meio sobre a publicação de O Livro dos Espíritos, ele continua atual, aclarando, em tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso, temas que essas áreas do conhecimento humano ainda não solucionaram.

Parabéns ao O Livro dos Espíritos, que inaugurou na Terra os tempos do Consolador que, segundo promessa do próprio Jesus, há de ficar conosco para nos ensinar todas as coisas e nos lembrar de tudo quanto Ele mesmo já nos havia ensinado.

Aloísio Vander