Coluna Espírita

COLUNA ESPÍRITA

03/07/22 - 07:00

Aloísio Vander
Aloísio Vander

Por Aloísio Vander

Faze isso e viverás

Allan Kardec afirma que todos os nossos males se originam do egoísmo e do orgulho, e que são eles as duas chagas da Humanidade, e que eles têm que desaparecer da Terra, pois são obstáculos ao seu progresso moral.
    É muito difícil combater estes dois. Eles estão arraigados em nossos espíritos pelo cultivo sistemático e multimilenar.
O egoísmo e o orgulho têm seu nascedouro em sentimentos legítimos. São, portanto, de origem divina, e devem ser transformados na forja do amor. Só o amor é suficientemente forte para transmutá-los em altruísmo e abnegação.
    O reino dos céus desabrochará em nós pouco a pouco, à medida que, ainda no círculo da família consanguínea, exercitarmos a paciência com aqueles que nos irritam, que ouvirmos e procuramos entender e aceitar aqueles que pensam diferentemente de nós. Madre Teresa de Calcutá, Ghandi, e outros tantos vultos do Amor Universal, tiveram que vencer essas etapas preliminares antes de receberem da Direção Espiritual da Terra, as missões que os notabilizaram.

Chico Xavier escreveu mediunicamente que “o lar é o primeiro degrau com que o Todo Poderoso nos induz a escalar o céu”. O próprio Chico, antes de mudar-se para Uberaba, onde se dedicaria integralmente à mediunidade, desincumbiu-se de suas obrigações junto aos familiares. Esse o caminho seguro para o Reino.
    O Sermão do Monte oferece-nos um roteiro incomparável de ascensão intima (Mt, 5:25-48). Vejamo-lo resumidamente em alguns tópicos: “concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele”; “não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”; “ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa”; “dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes”; “amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem”; “sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”.
    Salta-nos da tela mental a imagem do Mestre, em diálogo com o mancebo rico, quando remata Suas orientações sobre a conquista do reino interior: “Faze isso e viverás.” (Lc, 10:28)

Aloísio Vander