Coluna Espírita

COLUNA ESPÍRITA

29/05/22 - 07:00

Por Aloísio Vander

Os elementos gerais do Universo II

Antes de tudo, é preciso distinguir Universo de Criação. Universo é uma unidade cósmica, finita, formada de superaglomerados de galáxias. O nosso universo, por exemplo, possui 13,7 bilhões de anos. Antes dele havia outros e, ainda agora, outros estão se formando. Ele teve início e terá fim. Criação é o todo infinito, definitivo, absoluto, composto pelo Elemento Espiritual e pelo Elemento Material e, acima deles, Deus. Esses dois elementos foram criados por Deus e com ele coexistem; se desde toda a Eternidade, nem os Espíritos Superiores sabem.

A criação de universos não é obra direta de Deus, mas dos Espíritos Puros, trabalhando o Elemento Material primordial, conforme explica André Luiz: “Nessa substân¬cia original, (...) operam as Inteligências Divinas (...), ex¬traindo desse hálito espiritual os celeiros da energia com que constroem os sistemas da Imensidade, (...) de conformidade com os desígnios do Todo-Misericordioso. Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas, de múltiplas expressões, (...) obedecendo a leis predeterminadas (...).”

Assim como toda matéria tangível e intangível que nos circunda tem sua origem em modificações do Elemento Material primitivo, “os seres inteligentes da criação” têm sua origem no Elemento Espiritual, conforme reforça Kardec na questão 28 da mesma obra. Quanto à questão 80, onde os Guias afirmam que Deus cria Espíritos permanentemente, entendemos que se referem à individualização do “princípio inteligente do Universo”, que inicia a partir desse momento a sua trajetória evolucional. É significativo notar que as perguntas das questões 23 e 76 se assemelham, mas são distintas.

Acima de tudo está Deus, o Pai. Sua natureza difere das daqueles elementos, pois, em caso contrário, estaria sujeito às mesmas vicissitudes a que eles estão. Deus está num plano absoluto e comanda a Criação através de leis, conforme se lê também em O Livro dos Espíritos: “Deus não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.” “As (leis) de Deus, essas são perfeitas. A harmonia que reina no universo material, como no universo moral, se funda em leis estabelecidas por Deus desde toda a eternidade.”

Aloísio Vander