Coluna Católica

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (16 a 23/5)

16/05/21 - 07:29

Por Padre Warlem Dias

Padre Warlem Dias

“Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos (João 15, 5-9).

Entre o beijo do céu e terra (Ascenção) ao sopro e ousadia, que cria e abre-se a universalidade da vida (Pentecostes), celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A SOUC é um campo precioso do movimento ecumênico, em que somos chamados a celebrar, orar e crescer, enquanto Igreja cristã com as outras Igrejas cristãs. A SOUC não é um adendo de nossas liturgias. Constitui-se num imperativo de nossa ação evangelizadora, num Brasil de muitas Igrejas Cristãs. “A oração é a alma do movimento ecumênico,” que “invoca de Deus o dom da unidade a fim de superar o escândalo das divisões entre os fiéis em Jesus”. A grandeza e beleza da SOUC está na vivencia do amor entre as diferentes Igrejas e na apresentação dos frutos da oração: a comunhão fraterna em Cristo e maior solidariedade com a casa comum.   

Ao estreitar os laços com as outras Igrejas cristãs em suas tradições, histórias e projetos, partilhamos riquezas; quebramos preconceitos e descobrimos que são dons de Deus presente em nosso meio. A SOUC nos ajuda no caminho que propõe o diálogo e a cultura do encontro e acolhida. Na SOUC/2021 encontramos ecos na Campanha da Fraternidade 2021: diálogo como compromisso de Amor – Cristo Nossa Paz: Do Que Era Divido, Fez Unidade (Ef 2,14). 

A SOUC é um sopro do Espírito, na descoberta dos toques de Jesus, no caminho da comunhão e no amor. “Comunhão com Cristo exige comunhão com os outros.” Em tempos de intolerâncias religiosas cristãs: fanatismos, integrismos e fundamentalismos, é hora de oração pela Unidade: “Para que todos sejam um, como tu, Ó Pai, o és em mim, e eu em ti: que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que me enviaste.” (Jo 17,21). 

A unidade só pode vir como fruto da oração. Acolhamos a SOUC e o ecumenismo como graça de Deus.

Oração 
Amado e misericordiosos Deus pai e mãe,
Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.
Por isso estamos reunidos(as) para celebrar, orar, e Te Louvar.
Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor
E ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.
Em Cristo, Teu Amado filho,
Desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão,
Restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade.
E assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão divido. Amém

Padre Warlem Dias

Teste