Coluna Católica

COLUNA CATÓLICA

31/07/22 - 09:00

Padre Evandro Bastos
Padre Evandro Bastos

Por Padre Evandro Bastos

SENHOR, MANDA QUE MEU IRMÃO REPARTA A HERANÇA COMIGO!

A questão dos bens materiais sempre foi um problema para a humanidade. Ter mais conforto e recursos, de modo nem sempre justo, é um problema na história humana. Quantos não se vendem, se corrompem para ter...ter...ter...ter dinheiro e poder. A lei sempre criada pelos homens não é um problema de Deus, diz Jesus: “Quem me constituiu juiz para arbitrar sobre o bem de vocês?”, ou seja, que tenho eu haver com isso? Isso é de vocês! Ou seja: cuide do que é de vocês!
O problema não está em ter dons e graças. A questão é a ganância! Perigo que nos torna absolutos e nos afasta da bondade de Deus. Quantas vezes nos esquecemos de tudo ao nosso redor e não conseguimos aspirar coisas maiores. Sabemos que é muito bom viver, tomar um bom vinho e curtir férias, mas não podemos ser escravos do trabalho, do dinheiro, do poder para coisas tão passageiras. O que são 80 anos diante da eternidade?

Sabe gente, muitas vezes fico pensando no tempo que perdemos com coisas tão secundárias e não vemos o essencial. Cresce em nossos tempos uma tal “teologia da prosperidade” como se entrássemos na igreja devendo à Deus. Por isso, algumas igrejas parecem pedágios para chegar à Deus. Ninguém entra na igreja devendo nada. Tudo é graça! Se você está cheio de saúde, se está cheio de recursos, se está cheio de conhecimento: partilhe! E quanto mais você recebe mais é capais de partilhar, e mais ainda pode fazer para o bem comum.
Claro que precisamos de recursos para tantas demandas e facilidades para o bem comum, mas não precisamos ser escravos, pois há um tesouro maior. Precisamos reaprender o comunitário inclusive em nossas músicas cristãs e práticas individualistas: entra na minha casa, na minha vida, eu e Deus e isso basta! Não é o que Jesus ensina!
Não há cortejo de bens nos nossos funerais! Alias, nem existe mais cortejos fúnebres, o corpo já fica esperando sem nada no cemitério. Viemos ao mundo nus! E vamos embora sem levar nenhum bem material. Levamos só o amor vivido e experimentado, curtido e amado. Busquemos, portanto, a liberdade daquilo que pode nos impedir de viver e amar. Peçamos ao Senhor que diga ao irmão para dividir conosco as alegrias e prazeres de estamos juntos. Isso basta!  
 

Padre Evandro Bastos

Teste