Coluna Católica

COLUNA CATÓLICA

03/07/22 - 09:00

Padre Warlem Dias
Padre Warlem Dias

Por Padre Warlem Dias

“É para a liberdade que Cristo nos libertou”

O seguimento de Jesus é muito exigente. Alguns já sabem quem é Jesus e professam com convicção sua fé. Isso é importante! Mas, não basta conhecer e saber quem Ele é! Nem adianta seguir Jesus no ostensório de ouro em tapetes artesanais. Abraçar a cruz é exigência de testemunho e amor. Ele reconhece seus seguidores pela coragem de assumir os desafios e cruzes, enfrentando tudo com firme decisão. Agora, então, é preciso responder: Quem são os verdadeiros seguidores de Jesus? Reconhecer não é garantir de seguimento. Muita gente conhece Jesus, mas não vive como discípulo.
Quais os modelos de discipulado encontramos por aí? O Evangelho conta de modelos diversos. Trata-se de uma riqueza a diversidade do seguimento e testemunho, entretanto tomemos cuidado. Alguns manterão posturas conservadoras e puramente tradicionalistas, e seguir Jesus, muda muitas coisas na nossa vida. Não podemos continuar no ódio, na inveja, na maldade. A mudança não acontece de uma só vez. A cada passo vamos seguindo rumo ao objetivo que inspira. Outros já se sentirão prontos e afirmarão: vou onde o Senhor for! Esse é um outro modelo de discipulado que é perigoso. Seguir quando atende nossos interesses é sair como queremos, com a satisfação das vantagens que buscamos. Não é seguimento de esvaziamento a ponto de não ter onde reclinar a cabeça.
Há um grupo que se sente chamado: vem e segue-me! E a resposta desses costuma ser: preciso resolver as coisas do passado. Esse modelo está preso lá atrás, em caminhos velhos, em trilhas mal resolvidas. Precisamos resolver nossos conflitos passados, mas é preciso olhar para frente. Parecidos com esses são os que gritam: deixa eu me despedir das seguranças antigas! Outro modelo repetitivo e inseguro. Revela que as falsas seguranças ainda estão muito fortes. “É para a liberdade que Cristo nos libertou”! Assim não voltemos a modelos antigos, que apenas infantilizou, excluiu e desrespeitou a dignidade, a esperança e a vida.
 

Padre Warlem Dias

Teste