Semana continua de sol e ainda não há previsão de chuva em Sete Lagoas

Tempo seco e imprudência são riscos para aumento da incidência de queimadas

08/08/22 - 09:00

De acordo com o Clima Tempo, a semana segue ensolarada em Sete Lagoas, com temperaturas variando entre 15° e 31° entre segunda e quarta-feira. Já na quinta-feira os termômetros devem registrar uma queda, com a mínima chegando a 7° e a máxima 25°. Na sexta-feira a temperatura deve oscilar entre 12° e 27°. A umidade do ar, porém, continua baixa e não há qualquer previsão de chuva para os próximos dias.

Nesta época do ano, quando o tempo tende a estar mais seco, há um risco natural do aumento no número de queimadas, que podem ser um grande risco para as pessoas que têm problemas respiratórios. No geral, a saúde é afetada porque a fumaça contém diversos elementos tóxicos. Essas partículas, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.
A fumaça de queimadas florestais também pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Além de evitar as queimadas, os órgãos de saúde orientam a população a algumas precauções no dia-a-dia:

✔Tomar bastante líquido, de preferência água, para hidratar o corpo;
✔Manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos;
✔Dormir em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos;
✔Planejar as atividades físicas para o período da manhã (até às 10h) ou para o fim da tarde (depois das 17h);
✔Proteger-se da exposição ao sol no período das 10h às 17h;
✔Usar roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C;
✔Evitar banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
✔Usar soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação;
✔Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
✔Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises com a baixa umidade do ar. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.
 

Veja Mais