Sete Dias Indica

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Conseguiram estragar o melhor arco do personagem

04/07/22 - 12:02

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Sétima Arte

imagem*Wellberty Hollyvier D’Beckher
Formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio de Janeiro em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os 10 anos de idade.

 

Quando vi que iriam adaptar o arco do Multiverso da Loucura, fiquei mais feliz que genro levando a sogra na rodoviária, acho a melhor história do Doutor Estranho, é terror puro, muitas mortes, muito sangue, personagens importantes morrendo, é dar.

Mas as decepções logo começaram, primeiro o diretor do primeiro Doutor Estranho se desentendeu com o estúdio e foi demitido, Scott Derrickson, por conhecer bem o gênero do terror, vide seu longa O Exorcismo de Emily Rose, um terror raiz, mas sua visão do filme, assustou os produtores, teria que ser censura 18 anos ou 16 acompanhado dos pais nos EUA, no Brasil provavelmente seria 18 anos, perfeito, mas não foi aprovado, depois contrataram Sam Raimi, que é um bom diretor, seus filmes do Homem Aranha são bons, o segundo, uma das melhores adaptações de HQs do cinema, mas ainda assim é um diretor guiado pelos executivos, e não foi diferente neste filme.

Mas mesmo assim tinha esperança, até que falaram que a Feiticeira Escarlate seria a vilã do filme?????? De onde tiraram esta ideia absurda? Primeiro, a Wanda Maximoff  (Feiticeira Escarlate) do UCM, nunca existiu nas HQs, ela nos quadrinhos é uma mutante, faz parte do universo dos X-Mem, seu nome original é Scarlet Witch, filha do Magneto, a personagem criada por Stan Lee e Jack Kirby apareceu pela primeira vez em março de 1964 em Uncanny X-Mem, para os cinemas tudo isso foi alterado, mas cinema e quadrinhos são diferentes, mas tantas mudanças descaracterizam a personagem, seria melhor ter usado outro personagem do vasto universo dos Vingadores.

Mas o assunto aqui é Doutor Estranho, o filme decepciona, primeiro porque o filme parte do pressuposto que todos que foram ao cinema, assistiram a série Wanda Vision, a motivação da personagem de ser uma vilã, vem de desdobramentos da série exibida pela Disney+, eu assisti a série, mas nem todos tiveram acesso a ela, e isso dificulta o pleno entendimento do filme, mas a grosso modo o filme é ruim, as Fan-service são interessantes, alguns personagens dos Iluminates aparecem e é bem empolgante, vou dar um pequeno spoiler, que não é bem spoiler, porque quem conhece os quadrinhos, sabem quem são os Iluminate, mas ver John Krasinski como Senhor Fantástico foi bom, porque sou muito fã do Quarteto Fantástico, e espero ansioso pelo novo filme da equipe.

Ainda sobre o filme, as transições entre os multiversos, é truncada, os efeitos são bons, mas as versões dos personagens, parecem ser sempre a mesma pessoa, mas não são, são outras versões, com outras características , outras personalidades, outras histórias, mas neste filme são todos iguais, é um multiverso, é difícil entender isso? olha o multiverso de Homem Aranha Sem Volta Para Casa e no Aranhaverso, a receita estava pronta, deu certo em dois filmes, para que mudar? Benedict Cumberbatch ser o mesmo Doutor Estranho no Multiverso, é desnecessário, por que não escalar outros atores, como foi no Homem Aranha?

O filme não tem alma, o Doutor Estranho não é mais o Mago Supremo, da onde tiraram esta palhaçada? Sam Raimi cumpriu o que estúdio mandou, o filme foi anunciado como um filme de terror, mas tá mais para a comédia e a aventura, o que não é ruim, apenas não mintam para o público, Rachel McAdams é linda e boa atriz, mas está jogada na história, sem uma função narrativa de ação de personagem, uma pena, tinha potencial.

O filme pode ser visto na Disney+ nota 5,5/10

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais