"Vejo Sete Lagoas como uma cidade de uma beleza única no estado de MG”

Conheça a história e trajetória de Márcio Teixeira, Economista e Presidente da Ascon7 e ASCOMIG

28/06/22 - 14:13

Na foto, Márcio Teixeira em posse ministerial no Palácio do Planalto -  Imagem: arquivo pessoal
Na foto, Márcio Teixeira em posse ministerial no Palácio do Planalto - Imagem: arquivo pessoal

Por Roberta Lanza

O sete-lagoano Márcio Henrique Teixeira Santos é economista e mestre em Economia pela UEM. Atuou por vários anos como professor universitário no município. 
Empresário, atua no segmento residencial - imóveis padrão classe média.
Presidente da ASCON7 desde 2017, e da ASCOMIG desde 2019, Márcio considera Sete Lagoas como uma cidade de beleza única no estado de Minas Gerais e que mesmo possuindo os muitos problemas, como todas as outras cidades possuem, a beleza natural e a riqueza da Serra de Santa Helena, poucas cidades do interior do Brasil possuem.

Qual seu nome completo, idade e família? 
Márcio Henrique Teixeira Santos, 43 anos, empresário e nascido em Sete Lagoas. 
Meus pais vieram para Sete Lagoas devido à carreira profissional na Cemig e, portanto, eu nasci na região do bairro Cemig, nas proximidades da escolinha da Cemig.

Quais suas lembranças da infância/ juventude em Sete Lagoas?
Vivi uma infância na década de 80 muito rica na região do bairro Cemig, nas proximidades da Avenida Vila Lobos que na época era calçada, com futebol na rua e brincadeiras da época de criança. 
Foi uma infância muito feliz. Adorava descer de bicicleta pelas ruas Juca Cândido e Cel. José Pereira da Rocha com Juca Cândido, que era o ponto de encontro da turma do bairro, esquina da minha primeira residência na cidade.

Em quais escolas estudou na cidade? 
Eu estudei na escola Arthur Bernardes e no colégio Dom Silvério, nas décadas de 80 e 90, finalizando ensino médio no CNEC CEI. Bons tempos áureos das feiras de ciências a qual eu adorava nos colégios onde eu passei.

Qual a sua profissão, o que motivou a escolhe-la e qual sua trajetória profissional?
Aos 19 anos de idade fui morar em Belo Horizonte, ingressei na faculdade de Economia da PUC Minas, onde iniciei meu primeiro emprego no Banco do Brasil, no Bairro Lourdes.
Quando eu me formei, passei no concurso de mestrado em economia na Federal do Paraná, onde fui residir por três anos em Maringá, conhecida por ser uma cidade que possui os melhores indicadores sociais do país, e foi uma experiência de vida inesquecível.
Depois residi em uma breve passagem pela cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Por volta dos meus 30 anos de idade eu decidi retornar a viver na minha cidade natal. Mesmo morando fora eu sempre voltava a Sete Lagoas e tinha um sonho de voltar a morar na cidade.
Meus pais começaram a ficar mais idosos e com a saúde em declínio, então decidi voltar para minha cidade e reiniciar minha carreira profissional na cidade em que nasci.
Voltei para Sete Lagoas e fui lecionar em instituições de ensino superior privado na cidade, aliado com uma carreira de empresário que iniciei quando eu retornei.
Meu pai gostava de construir casas residenciais e desde menino eu acompanhava. Foi nesse momento que eu decidi iniciar minha carreira na Construção Civil. E quando eu iniciei mais forte na Construção Civil eu decidi largar minha carreira de professor universitário.

Qual lugar você mais gosta na cidade?
O lugar que eu mais gosto em Sete Lagoas é a Serra de Santa Helena. Eu sempre tive dificuldades de morar em outros bairros de Sete Lagoas que não fosse na região da Serra de Santa Helena. Eu gosto de acordar com a vista para lá, apesar que hoje é um pouco difícil, pois a minha residência edificou-se a muito prédios na região.

O que você acha que Sete Lagoas mais precisa e por quê?
Em 2017 me tornei presidente da Associação dos Construtores de Sete Lagoas, onde temos uma ampla atuação no cenário municipal e federal. Eu morei na cidade de melhor qualidade de vida do país apontado pela revista exame, Maringá - no Norte do Paraná, mas minha terra natal Sete Lagoas não perde em beleza, mas perde em outros quesitos. A conjugação de um perímetro urbano com lâminas de água ladeado por uma atmosfera com uma Serra de Santa Helena, na minha opinião, tô na Sete Lagoas como uma cidade de uma beleza única no estado de Minas Gerais. Nós temos muitos problemas como todas as outras cidades possuem, mas a nossa beleza natural e a riqueza da Serra de Santa Helena, poucas cidades do interior do Brasil possuem.
Eu passo muito final de semana na residência da minha irmã na orla da Pampulha, mas ainda prefiro a atmosfera das lagoas de Sete Lagoas. Claro que nossa cidade tem muito ainda que evoluir em várias pautas e agendas importantíssimas para o nosso município, mas tenho muito orgulho de ser daqui.
imagem

Da esquerda para direita, o pai Francisco de Assis Santos, a mãe Maria Cecília Teixeira Santos, Márcio Teixeira, e a irmã Jaciara Teixeira - Imagem: arquivo pessoal

imagem

Márcio com as sobrinhas Marina e Isadora Teixeira - Imagem: arquivo pessoal

imagem

Em cerimônia no Palácio do Planalto do programa Minha Casa Verde e Amarela, com o vice-presidente da Ascon7 Rogério Chaves - Imagem: arquivo pessoal 

Veja Mais