Uilia Pires supera o frio e é vice em Porto Alegre

O maratonista contou como foi competir também com as adversidades climáticas, principalmente às margens do Rio Guaíba

21/06/22 - 15:15

Uilia Pires – que hoje disputa pela AC Energético, de Três Marias – ficou em segundo lugar na categoria Master (50 a 54 anos) com a marca de 2h 37’ 54”
Uilia Pires – que hoje disputa pela AC Energético, de Três Marias – ficou em segundo lugar na categoria Master (50 a 54 anos) com a marca de 2h 37’ 54”

Celso Martinelli

Na 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre – com 42 km de prova e que reuniu cerca de 15 mil participantes de 16 países sob uma temperatura de 4º graus e vento forte durante todo o percurso, o atleta Uilia Pires – que hoje disputa pela AC Energético, de Três Marias – ficou em segundo lugar na categoria Master (50 a 54 anos) com a marca de 2h 37’ 54”, índice necessário para disputar a Maratona de Boston (EUA) em 2023.

imagem
O maratonista contou como foi competir também com as adversidades climáticas, principalmente às margens do Rio Guaíba. “Apesar do clima não favorecer muito, eu estava muito bem preparado, desde o dia 1º de novembro de 2021 venho treinando forte sem um dia de folga. Eu sabia do que era capaz de fazer na prova, muitos atletas e técnicos do Brasil apostaram na correria na casa de 2h35. Mas sou muito experiente e quando percebi o clima larguei em cima da casa de 2h36 e corri até o km 39 acima da média. Mas o frio me congelou no final e perdi alguns segundos preciosos. Porém, fiz uma marca muito boa independente do clima”, considera. Em primeiro ficou Na categoria Master, Manoel Alves venceu com 2h35’20”. A prova foi disputada no dia 4 de junho.

Apesar de ser de Sete Lagoas e treinar muito em Jequitibá – em localidade conhecida como Quebra Perna – Uilia Pires conta com ajuda “de fora” para competir. “Tento apoio na Prefeitura de Sete Lagoas, mas eles falam que não tem condições. Hoje eu defendo a cidade de Três Marias, onde tenho um compromisso com o meu patrocinador máster, a AC Energética e tenho muita gratidão a eles Também conto com a Solarem Aquecimento Solar (Contagem), que sempre que preciso de uma força eles me atendem com muito carinho e firmeza, além da Doctore Suplementos”, agradeceu. 

“Porém, apesar de hoje eu não representar Sete Lagoas porque a prefeitura não tem interesse e não me apoia, sou muito grato à população, porque sempre que estou treinando aqui as pessoas sempre me incentivam nas ruas. E isso é uma motivação a mais. Só para todos terem ideia, não recebi um Parabéns de sequer um vereador, o que mostra a falta conhecimento dos mesmos pelo atletismo de nossa cidade. Trata-se do o esporte que mais títulos tem contando deste a época de Esmeralda de Jesus, que inclusive já merecia um uma estátua em Sete Lagoas”, desabafou Uilia Pires.

Esmeralda de Jesus Freitas Garcia, nascida em Sete Lagoas em 16 de fevereiro de 1959, é uma ex-saltadora brasileira, competidora no salto em distância, o salto triplo e também provas de velocidade como os 100 metros rasos. Ela foi recordista mundial do salto triplo entre 5 de junho de 1986 e 2 de maio de 1987, com a marca de 13,68 m, batida em Indianápolis, Estados Unidos. Porém, o recorde não é ratificado pela IAAF, Federação Internacional de Atletismo, por ter sido batido antes de sua criação em 1990, consta no Wikipédia.

imagem

Veja Mais