A falta que faz a força política de uma região: quase perdemos a escola da Cemig

27/05/22 - 09:49

Escola da Cemig em Sete Lagoas. Foto: Cemig.
Escola da Cemig em Sete Lagoas. Foto: Cemig.

O vice-prefeito, Dr. Euro Andrade confirmou a sua candidatura a deputado federal. Ótimo, que a cidade e região saibam valorizar e descarreguem nele e no ex-prefeito Marcio Reinaldo, os votos necessários para que venham a nos representar em Brasília.

Precisamos demais recuperar a força política que a cidade já teve e que até hoje nos traz consequências positivas. O nosso voto nos candidatos locais é muito importante, tanto para federal quanto no já deputado estadual Dpuglas Melo e possíveis outros candidatos a estadual da terra.

Um exemplo claro e atual para termos gente nossa tanto na Assembleia Legislativa quanto no Congresso Nacional é a escola da Cemig, modelo, de importância continental, instituída aqui, graças ao então deputado federal Renato Azeredo, em 1967.

No triste processo de desmantelamento da estatal de energia de Minas, pelo atual governo estadual, estivemos perto de perder esta escola.

Foi necessária a intervenção firme do ex-governador Eduardo Azeredo (filho do saudoso deputado), para que a situação fosse revertida. E mesmo assim, a instituição deverá ser remodelada, com risco de grandes perdas, caso a classe política local e a sociedade civil organizada não entrem de sola na causa. Importante lembrar, que graças ao então governador Eduardo Azeredo, a montadora Iveco veio para cá, e tivemos a duplicação da BR-040. Não fosse a tradição familiar e a presença dele aqui, quase todo fim de semana, dificilmente teríamos essas conquistas.

Menos mal que temos uma Associação Comercial e Industrial muito atuante, junto com a CDL, Grupo Uai e outras instituições, que certamente já estão se movimentando no sentido de manter a escola com a sua força de sempre. Claro que o prefeito Duílio de Castro e os vereadores, de situação e oposição, também já estão empenhados nessa luta.

A Cemig já formou profissionais altamente qualificados de quase todos os estados do Brasil e vários países da América do Sul. Instituição de excelência reconhecida internacionalmente. Uma conquista de Sete Lagoas, que não podemos deixar acabar ou ser sucateada, como pretende o atual governo do estado.

Veja Mais