SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Coluna Vanessa Karam: Em obras

11/11/19 - 15:11

Vanessa Karam
Vanessa Karam

Por

Está em obras? Anime-se! Quem já fez uma pequena reforma, menor que seja, sabe: construir não é moleza! Mesmo com todos os projetos em mãos, detalhados e bem planejados, há sempre certa apreensão. São muitas questões envolvidas e, além do que é material e logístico, o lado pessoal requer um envolvimento grande.

 

Taí a palavra-chave: “envolvimento”. Estar ciente do objetivo final, da equipe, do processo, dos materiais, do cronograma... Tudo requer atenção, paciência e empenho.

 

Obra nova ou reforma: fura daqui, quebra dali, monta, remonta, nivela, apruma e esquadra... Comparo tudo isso a uma orquestra rica em instrumentos e que precisa ser conduzida com técnica, concentração e harmonia, deixando que interajam entre si os muitos membros de um arranjo multidisciplinar.

 

Tantas mãos e mentes trabalhando juntas e em cooperação, redundando em edifício sólido ou simples correção... Sob meu ponto de vista, é um espetáculo que amo assistir.

 

No entanto, nunca conheci uma obra totalmente isenta de preocupações. É algo inerente às mudanças. Mesmo quando se faz como recomendado (com a contratação de Engenheiro Civil, Arquiteto e Designer de Interiores), as dúvidas e percalços podem surgir.

 

Mas digo sempre: construir é “a dor e a delícia”. Explico: dói no bolso, dói nas tomadas de decisões, na expectativa, nas incertezas... Mas, uma vez concluída de forma bem pensada e cuidadosamente executada, toda obra bem administrada resulta em satisfação e realização. A recompensa de novos ares, problemas sanados, obstáculos vencidos e alívio de velhos dilemas, são um marco de recomeço. Isto sim, é uma delícia! 

 

Desejo ver multiplicar-se por nossa cidade obras corretas e inteligentes, reparando falhas e melhorando tudo à nossa volta. E, de lar em lar, chances de uma vida nova. Literal e figuradamente... Mãos à obra!

 

Vanessa  Karam

Arquiteta e Urbanista 

vanessakaram@oi.com.br 

facebook.com/vanessakaramarquiteta

instagram.com/@vanessa_karam2 

 

 

Vanessa Karam

Veja Mais