Detran de Sete Lagoas faz mutirão de vistorias

11/11/20 - 17:30

As vistorias continuam sendo realizadas na rua Rui Barbosa, em frente a sede do Detran
As vistorias continuam sendo realizadas na rua Rui Barbosa, em frente a sede do Detran

Estimativa de despachantes e comerciantes é de que existem cerca de 2.400 pedidos de vistoria acumulados

 

Além do agendamento online, o Detran volta a realizar o atendimento presencial por ordem de chegada a quem precisa da vistoria do veículo

 

Para resolver uma demanda acumulada de cerca de 2.400 vistorias veiculares, o Detran de Sete Lagoas promete realizar um mutirão de vistorias.

Desde março, quando começou a pandemia, o agendamento para o serviço passou a ser exclusivamente pelo site detran.mg.gov.br.

O que era para agilizar o processo se transformou num verdadeiro drama para despachantes, comerciantes de veículos e pessoas físicas que precisaram do serviço.

 

Segundo profissionais que lidam com este processo diariamente, em setembro e outubro, o prazo médio para se conseguir uma agenda chegou a ser de 30 a 60 dias.

 

Sem transferir os veículos, os novos proprietários não conseguiam firmar contratos de financiamento e com isso as agências perdiam vendas.  "Perdi várias vendas por conta dessa demora", reclama um experiente comerciante, que prefere não se identificar.

 

Solução

Na última semana de outubro, em reunião entre representantes dos profissionais do mercado automotivo, poder público e polícia civil ficou acertado que o Detran de Sete Lagoas realizará mutirão contínuo até zerar a demanda acumulada, estimada em cerca de 2.400 vistorias.

Os agendamento online continuarão sendo atendidos e, em paralelo, haverá também o atendimento presencial, por ordem de chegada.

 

Os despachantes profissionais acreditam que até o final de novembro a situação esteja regularizada.

Estima-se que a demanda para vistorias em veículos no Detran de Sete Lagoas seja de 250 por dia.

Será necessário realizar cerca de 80 vistorias a mais do que a demanda, diariamente, para cumprir este prazo.

Antes da pandemia, as vistorias eram agendadas para o mesmo dia, conforme a ordem de chegada

 

Qual a importância da vistoria?

 

Para realizar a transferência de propriedade, regularização ou emitir uma segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo), o veículo precisa passar por uma vistoria no Detran.

 

O objetivo é assegurar as condições do veículo e combater qualquer adulteração como, por exemplo, peças clonadas. É verificado se a documentação está em dia e se todos os equipamentos obrigatórios estão em boas condições de uso.

 

Para isso, é feito uma análise do histórico do veículo, conferido o número do motor e chassi, a pintura, se contém a presença de massas plásticas destoantes na carroceria, etc.

Veja Mais