Saúde e Estética

Dr. Bernardo Teixeira | Skincare: tenha uma rotina de cuidados corretamente.

18/09/20 - 09:02

Por Dr. Bernardo Teixeira

Com certeza você já ouviu falar em skincare, certo? Cada vez mais, esse termo tem ganhado força no universo da beleza mas, afinal, do que se trata ao certo? O Dr. Bernardo selecionou algumas dicas para que você possa fazer a sua rotina de cuidados com a pele. 

 

O termo “skincare” nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”, que vem sendo usado no Brasil e outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele. Para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare, é essencial investir em dermocosméticos indicados por um dermatologista que vai avaliar a sua pele e a sua idade, selecionando os produtos mais adequados para este cuidado.

 

Como montar uma rotina adequada de skincare?

Após uma consulta com um dermatologista, onde o mesmo fará um exame minucioso da sua pele, ele irá propor as etapas, os cuidados e os produtos específicos para a sua pele. 

 

Passo a passo de uma rotina de skincare correta:

 

1. Lave o rosto

Em primeiro lugar, limpe profundamente o rosto. É fundamental usar um gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele, suave e que respeite o seu pH fisiológico.

 

2. Finalize a limpeza com uma água micelar

Para garantir um rosto totalmente limpo, opte pelo “double cleansing”, ou seja, dupla limpeza. Depois de lavar, passe um algodão embebido em solução micelar na face até remover completamente todas as impurezas.

 

3. Hidratação é essencial

Mesmo peles oleosas precisam de hidratação, mas para cada pele, existe um hidratante ideal. Depois de lavar o rosto, aplique um hidratante leve, como um sérum, em toda a face. Especialmente na fase adulta, a pele fica fragilizada e a hidratação é importante para restaurar a função barreira e para deixar a pele mais tolerante aos tratamentos.

 

4. Agora é hora de aplicar o seu tratamento

Depois da hidratação, vale aplicar o seu dermocosmético de tratamento, seja ele para acne, rugas, manchas ou outra condição. Nessa etapa é fundamental a consulta com o seu médico dermatologista. Os produtos para tratamento dependerão do seu tipo de pele, das características da sua pele e do que você busca. De uma forma geral, de manhã podemos utilizar produtos com ação antioxidante, como a vitamina C, uma vez que ela estimula a produção de colágeno, clareia a pele, melhora luminosidade, viço e textura. Para os cuidados noturnos, podemos utilizar ácidos, que podem melhorar acne, clarear a pele, reduzir os poros, melhorar a textura da pele e estimular a produção de colágeno.

 

5. Por fim, aplique o seu protetor solar

Sem essa etapa, não existe rotina de skincare, já que 85% do envelhecimento da pele é causado pelo sol e 90% dos casos de câncer de pele, que é o mais comum entre os tumores, também são relacionados ao sol. O filtro deve ter amplo espectro, FPS mínimo de 30 (recomenda-se em geral acima de 50), textura agradável e de preferência com cor, para maximizar a proteção contra luz visível. Ele precisa ser aplicado todos os dias, mesmo em dias nublados ou em que você não vai sair de casa.

Acompanhe mais dicas para cuidar da sua pele e da sua saúde nas redes sociais da Derm Way.

 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais