Coluna Evangélica

Boas Novas - O Oxigênio do Casamento

09/05/24 - 08:00

Imagem: br.freepik.com
Imagem: br.freepik.com

Por Fátima Massula Dutra

A Bíblia afirma que um casamento só pode ser saudável quando o marido ama a esposa e ela o respeita. Cada um deve amar a própria esposa como a si mesmo e a esposa deve respeitar o marido (Efésios 5:33). Esse é o plano de Deus para o casamento ideal. Quando essa regra básica é desrespeitada, o casamento entra numa espiral de insanidade, em que as coisas vão de mal a pior. Quando o marido age sem amor e a esposa reage sem respeito, e o marido, por sua vez, reage sem amor dando início a um círculo terrível. 

As mulheres frequentemente pensam: “Meu marido precisa se tornar mais sensível e carinhoso”. Para alcançar isso, geralmente usam a crítica, esperando mudá-lo por meio de reclamações. No entanto, quando isso ocorre, o marido se sente desrespeitado e não demonstrará o carinho que ela deseja. Mesmo que ela critique e reclame da maneira como é tratada, o que ela realmente deseja é o amor dele. O problema é que não consegue expressar isso de maneira que ele entenda. Homens e mulheres são diferentes e se comunicam de formas distintas. Se ambos não aprenderem a linguagem um do outro, haverá sempre ruídos na comunicação, e a insanidade continuará. 

O mesmo ocorre com os homens. Alguns pensam: “Minha esposa poderia me valorizar mais e admirar o que eu faço”. No entanto, para conseguir essa admiração, agem de forma grosseira ao se impor e motivar a esposa a tratá-los com mais respeito, admirando suas atitudes. Contudo essa abordagem não funciona com as mulheres, pois elas não compreendem essa forma de comunicação. Quando o homem age assim, fere a sensibilidade da mulher, que reagirá com desrespeito. 

Homens e mulheres tem a intenção de satisfazer suas necessidades de amor e respeito, respectivamente, mas usam linguagens diferentes. No casamento, marido e mulher são como dois mergulhadores que respiram por uma mangueira de ar. O amor dele é o ar dela, e o respeito dela é o ar dele. Quando não há amor e respeito, ambos sentem como se alguém estivesse pisando na mangueira que transmite o ar que os mantém vivos. Jesus é o Senhor! Amém.

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais