Coluna Evangélica

Boas Novas – A Visão do Monte

06/02/22 - 13:09

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos.” (Mateus 5:1). A primeira condição para tornar-se discípulo de Jesus é deixar a multidão, subir ao monte e aproximar-se Dele. Os discípulos de Jesus são aqueles que fazem parte do Seu círculo íntimo. Você se considera discípulo ou ainda sente que faz parte da multidão? Os que fazem parte da multidão estão mais preocupados com o que Jesus pode fazer por eles. O teste para as multidões é deixar tudo ao sopé da montanha para seguir Jesus pela vereda estreita com o objetivo de se achegar a Ele no monte. O preço a pagar para ser discípulo é a subida. 

Subir um monte nunca é fácil. Permanecer na planície não requer esforço. O prêmio para quem sobe o monte é ter a presença do Senhor e ouvir as palavras mais elevadas que um ser humano pode escutar. Na planície você tem as pessoas, mas no monte tem Jesus. Na planície tem o burburinho da vida, mas no monte tem a paz que emana Dele. Na planície o que importa é a busca pelo sustento material, mas no monte buscam-se as coisas superiores, a vida que agrada a Deus. Na planície o próprio homem manufatura sua felicidade, mas no monte é dito que o homem obtém a felicidade quando faz a vontade de Deus. Na planície as pessoas são ensinadas por mestres, mas no monte os discípulos são ensinados pelo Mestre dos mestres. Na planície o homem busca espaço ao sol, mas no monte o Senhor nos garante todo o Seu reino. Na planície o homem busca as coisas efêmeras, mas no monte ele toca nas coisas eternas. Na planície as pessoas estão no plano terreno, mas no monte são transferidas para o plano celestial. 

No final do discurso mais poderoso que os homens já ouviram, o evangelista Mateus conclui: “Descendo Ele do monte, grandes multidões o seguiram.” (Mateus 8:1). Esse “Ele” é Jesus. O único modo de todas as coisas negativas serem colocadas em ordem é recebermos Jesus como Salvador, Senhor e Rei. Ele desceu para resgatar a humanidade de suas mazelas. Todos os que O recebem são transferidos para o monte. O Senhor Jesus pregou o arrependimento. Arrepender-se nos leva a deixar para trás a planície com todas as suas ilusões e subir ao monte. Vamos ser discípulos? Amém!
 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais