Esporte no Brasil e no Mundo

Chico Maia

29/07/22 - 19:00

Ecos do passado
Ecos do passado

Por Chico Maia

Que o Democrata chegue lá!

Ives Souza, a quem agradeço, nos escreveu: “E talvez sábado será o dia de comemorar o título que não chega desde 81. Há informações da FMF sobre como será a entrega da taça para a equipe vencedora, Chico?

As três partidas de sábado poderão contar com o clube campeão do Módulo 2 de 2022

Que campeonato!

E o Guará conseguiu colocar a cabeça da rapaziada no lugar, apenas o que estava faltando.

Uma baita gestão de todos que buscaram esse #novoDemocrata! Que 23 possa ser ainda mais brilhante!

É isso aí, Ives!

A última rodada será neste sábado, 30, com todos os jogos às 16 horas: Democrata x Varginha na Arena do Jacaré; Tupinambás x Betim, no Mário Heleno, em Juiz de Fora; Boa x Ipatinga, em Varginha.

A FMF ainda não informou como agirá para a entrega do troféu, porque não tem a menor ideia de quem será o campeão. Certamente haverá uma grande festa do ganhador para receber a premiação e comemorar.

Uma grande disputa

Realmente, da primeira rodada da fase de classificação, que envolvia 12 clubes, até esta, deste fim de semana, a última do hexagonal final, a diferença de pontos entre os concorrentes foi sempre a menor possível. Resultados surpresa, de visitantes vencendo, foram muitos. E grandes jogos. Times que não tinham valores individuais de destaque, se sobressaíram pelo conjunto, raça e competência de seus treinadores, preparadores físicos e diretorias.

Até as arbitragens, tão contestadas nas Séries A e B do Brasileiro, têm sido boas, na maioria dos jogos, sem tantas reclamações.

A luta pelas duas vagas de acesso à primeira divisão estadual de 2023 continua acirradíssima e imprevisível.

Torcendo fervorosamente

Torço demais para que o nosso Democrata seja campeão ou vice. Não só por ser um clube tão tradicional e importante na história do futebol mineiro, mas também porque o trabalho honesto, transparente e competente precisa atingir seus objetivos para servir como exemplo, de que ser correto vale a pena, dá resultado positivo. Neste país de tanta corrupção, safadeza e malandragem, principalmente neste mundo à parte que é o futebol.

Quem conhece de perto o que a atual diretoria do Democrata tem feito sabe do que eu estou falando. O presidente Renato Paiva conseguiu montar um grupo sensacional, que segue o ritmo dele, de dedicação alucinada ao Jacaré. Ao invés de ficar choramingando e pedindo ajuda à Prefeitura e políticos em geral, foi à luta, atrás de parceiros comerciais de todos os portes e ramos de negócio diferentes.

 

Trabalho e credibilidade

A força do nome do Democrata, a credibilidade de quem está no comando e o potencial da cidade e região, garantiram o suporte financeiro para que o clube chegasse aonde está. Não é muito dinheiro, mas o suficiente para montar um time bravo e dar condições mínimas para que o técnico Paulinho Guará e seus pares de comando fizessem um bom trabalho. Aliás, Paulinho é um capítulo à parte, que contarei num dos próximos textos aqui. Ex-jogador do próprio Democrata, jogou no Atlético, foi negociado com o futebol sueco, onde fez sucesso e onde tem grande prestígio. Voltou para Sete Lagoas, vestiu novamente a camisa do Jacaré e se tornou treinador. Brilhante. Aliás, está a mais de cinco anos no cargo. Certamente um dos treinadores mais longevos do futebol profissional do mundo.

Independentemente do Democrata subir ou não, o trabalho dessa turma toda já conquistou a nota 10 e a gratidão de todo mundo que gosta do Democrata.

Vamos lá Jacaré!!!

Tudo para dar certo

Cercado de enorme esperança e expectativa Cuca chegou, deu entrevista, começou trabalhar no campo e já pensa no time e forma de jogo contra o Internacional, no domingo, 16h, pela 20ª rodada do campeonato.

Ótimo treinador, o Brasil todo o respeita e acredito que vai se dar muito bem novamente no Atlético, nesta sua terceira passagem pelo clube.

O papo de sempre, de respeito ao adversário e confiança na união do grupo:

“Tem que ganhar no mínimo 15 partidas. No mínimo. São 45 pontos, junto com 32, daria 77. E torcer, no caso do Palmeiras, não fazer 78. Temos que pensar jogo a jogo e já buscar o melhor lá contra o Internacional”.

 

Dever fora de casa

Muito bem feito pelo América em Goiânia, no 1 a 0 sobre o Atlético, terminando o turno fora da zona de rebaixamento. Era o resultado que o Coelho precisava para fechar bem o turno e começar trabalhar sem tanta pressão para fazer campanha bem melhor no returno.

 

Remontando o time
Com a certeza do acesso, Ronaldo e cia. começam a se movimentar para montar um time competitivo para a Série A 2023. Do atual devem ficar a comissão técnica e alguns poucos jogadores. Para primeira divisão o elenco precisa ser mais qualificado realmente.
 

Ecos do Passado

Em 1981, o Democrata foi campeão mineiro da segunda divisão e fez jogo de entrega de faixas contra o Cruzeiro no Estádio Jose Duarte de Paiva. Este foi o único título estadual, já que na primeira divisão o Jacaré foi três vezes vice, nos anos de 1955, 1957 e 1963.

Na foto, em pé, os três irmãos que comandaram o clube naqueles anos: Pedro e Álvaro Antônio da Costa (diretores) e Geraldo Negocinho, o presidente. O capitão Saúva, Edson Vampiro, Misael, Prego, Baiano, Souza, Careca e o técnico Arizona. Agachados, eu (que fui chamado para a foto pelo Geraldo), o supervisor Edson Carmelito, Astolfo, Rogério, Rubão, Dinei, Edu e o massagista Zé da Pomba.

Chico Maia

Veja Mais