O meio-ambiente agradece: FPT Industrial é o primeiro fabricante a homologar um motor Euro VI no Brasil

Motor FPT F1C com sistemas EGR e SCR, apto à fase PROCONVE P8, foi habilitado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para produção

17/11/21 - 09:32

FPT F1C Euro VI. Crédito:
FPT F1C Euro VI. Crédito:

Líder no desenvolvimento de soluções Multi-Power, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor Euro VI junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) no Brasil. O motor apto à fase PROCONVE P8 é um FPT F1C de 165 cavalos equipado com os sistemas de pós-tratamento EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), para aplicações em caminhões leves.

O novo nível de emissões é o tema de um painel da Rota Digital Fenatran, série de eventos virtuais que antecede a feira física em 2022 e terá a presença do presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel, nesta quarta-feira (17). Durante o painel, fabricantes de veículos e motores discutirão as tendências e o mercado sobre o Euro VI.

Um dos maiores sucessos de vendas do segmento de veículos comerciais, a Família F1 equipa modelos consagrados no mercado, como Fiat Ducato, IVECO Daily e Hyundai HD80. Para se adequar ao Euro VI no Brasil, o motor foi exaustivamente testado para atestar sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados.

Em comparação ao PROCONVE P7, atual nível de emissões no Brasil, o P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de incluir a contagem de partículas, que passa a ser exigida.

Para atender a nova fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a FPT homologará cerca de 20 novos motores para aplicações on-road, de transporte de cargas e passageiros. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, em diferentes tipos de condições, como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário.

“O primeiro motor P8 homologado junto ao CONAMA foi resultado de um intenso envolvimento e compromisso da FPT em desenvolver soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes. Produzimos soluções para diferentes tipos de missão regional em nosso centro técnico no Brasil”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina, Alexandre Xavier.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

A homologação do Euro VI no Brasil conta com o envolvimento de engenheiros e técnicos dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da FPT Industrial em Turim, na Itália, e Arbon, na Suíça. Integrada ao time brasileiro, a equipe atua na análise, calibração e validação dos novos motores.

“Com o Euro VI estaremos muito próximos de um produto tecnologicamente compatível com o mercado europeu. Evoluirá não só a tecnologia, como também a aplicação, o que dará maior visibilidade aos produtos brasileiros no exterior”, aponta o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel.

Sobre a FPT Industrial

A FPT Industrial, com planta em Sete Lagoas, é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT Industrial trabalha com potência máxima de 31 kW (42 hp) até 740 kW (1006 hp), cilindradas de 2,2L a 20L, transmissões com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm, eixos dianteiro e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas e geradores de energia com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.400 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas, sendo duas delas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina) – e nove centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais um em Contagem (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.

CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, tem uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à empresa é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; CASE Construction Equipment e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; IVECO para veículos comerciais; IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões; CNH Industrial Capital para serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.

Veja Mais