Cultura Sete-lagoana

Cine Rivello é homenageado em mostra de cinema

27/05/21 - 14:44

Por George Machado

George Machado
@georgemachado1


No dia 3 de setembro de 1958 acendiam-se pela primeira vez as luzes do imponente cinema de 1.200 lugares para o público de Sete Lagoas: o Cine Rivello. O filme inaugural foi O Céu Por Testemunha, de John Huston, obra importante da cinematografia clássica americana que narra a trajetória de um soldado perturbado pelo ataque japonês à base americana de Pearl Harbor. De lá para cá, foram quase 50 anos de filmes do mundo inteiro, de todos os gêneros, atravessando as décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e 2000.

Para reviver parte dessa trajetória, a Mostra Cine Rivello apresenta, de 28 de maio a 2 de junho de 2021, filmes brasileiros representativos de cada década, de forma virtual em função do atual momento de pandemia, em sessões online gratuitas, além de palestra e mesa de debates. Segundo o curador do evento, o cineasta Samuel Marotta, a Mostra Cine Rivello é concebida neste contexto. "É uma justa homenagem a este espaço cultural tão querido e importante para a história de Sete Lagoas", afirma. 

Entre os filmes da Mostra, estão O Canto da Saudade, de Humberto Mauro (50's); "Sessão Surpresa" (60's); Rainha Diaba, de Antônio Foutoura (70's); A Próxima Vítima, de João Batista de Andrade (80's); Boca de Lixo e Mulheres no Front, de Eduardo Coutinho (90's); e Vida de Menina, de Helena Solberg (00's), além de Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans (2017).

O evento também conta com palestra do professor adjunto de História do Cinema Brasileiro da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual / LUPA-UFF, Rafael De Luna, sobre a história das salas de cinema no Brasil, além de uma mesa de debates sobre gestão e curadoria de salas de cinema, com Leonardo Bonfim, da Cinemateca do Capitólio, de Porto Alegre, e Fabrício Cordeiro, programador do Cine Cultura de Goiânia. 

Todo o material audiovisual estará disponível gratuitamente no site do evento www.cinerivello.com.br, por período limitado, de 28 de maio a 2 de junho. Uma live de abertura oficial da mostra será realizada ao vivo às 20h, também pelo site.

Novo Cine Rivello
Enquanto o primeiro filme exibido foi O Céu Por Testemunha, a última atração foi A Paixão de Cristo, em 2004. Assim como o protagonista de seu último filme, o Cine Rivello tem agora a chance de sua ressurreição, por meio de uma ação conjunta e capitaneada pelo arquiteto Wanderson Ferreira. Para isso, o antigo prédio da rua Senhor dos Passos passou por um processo de tombamento, abrindo assim a possibilidade de uma volta às atividades, agora como espaço cultural, contemplando várias artes e espaço gastronômico. 

A Mostra Cine Rivello tem curadoria do cineasta Samuel Marotta, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo). Confira a programação completa em www.cinerivello.com.br .

George Machado

George Machado

Veja Mais