Crônicas

São José

16/05/21 - 07:42

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Sou encantada com as imagens dos santos, desde criança adorava  ir à missa e ficar olhando um por no altar ou mesmo nos corredores da igreja .Ficava curiosa para saber a história de cada um , perguntava minha mãe o nome deles e muitas vezes me respondia que hora da missa não é para conversar e sim prestar atenção. Em alguns momentos concentrava na fala do padre, mas na maioria ficava viajando na minha rica imaginação. Achava São Geraldo muito magrinho, Santo Antônio tão bonito, mas meus olhos fixavam nas imagens de Nossa Senhora, principalmente Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida, uma santa negra, criança eu  já percebia o preconceito com as pessoas negras. Um santo também me encantava : São José. Uma expressão linda, muitas vezes , na minha pureza de criança tinha a impressão que ele sorria para mim.

Quando fui crescendo resolvi estudar um pouco a vida desses santos da minha devoção. Como fiquei admirada em saber que São José aceitou Jesus como seu filho e as pessoas em pleno século XXI condenam a adoção. Grande exemplo de fé, sabedoria, aceitar Maria como sua esposa e o filho que trazia em seu ventre. São José nunca se envaideceu por isso, pelo contrário,  sempre deixou Maria como a protagonista da vida de Jesus, um simples carpinteiro, ensinou seu filho a transformar um mero pedaço de madeira em objetos úteis. Grande artesão deu a primeira lição para seu filho, passar por  transformações, convertido na fé , no amor, tudo transforma nas mãos daquele que luta e acredita em Deus. É um exemplo de pai, marido nem se fala, que amor, delicadeza ao conduzir Maria para dar a luz ao filho de Deus. Nunca levantou a voz para sua esposa e hoje os homens matam as esposas por ciúmes, por não serem aceitos por suas companheiras.   

Este ano foi eleito pelo Papa Francisco, o ano de São José, bela e merecida homenagem. Aplaudo com louvor, mas procuro ir além, peço ao grande santo que me ensine a ser melhor, que saiba cortar as madeiras que aparecem na marcenaria dos meus dias, aprenda a tratar com doçura e simplicidade as pessoas difíceis que fazem parte da minha caminhada. Peço humildade pra não me sentir melhor que os outros, serenidade na convivência com minhas filhas e discernimento em minhas atitudes. Não tem como não admirar São José,  rezo e sempre entrego a ele o meu viver. Sua bênção meu santo querido, sua imagem faz parte do cenário da minha casa e da minha vida. Abençoai todas as famílias e ensine aos homens a serem bons maridos, bons pais, bons amigos, grandes artesãos na arte de viver.

Maio 2021.  

Élida Gontijo

Élida Gontijo