Saúde

Diferença entre tendão, nervo e ligamento

14/05/21 - 08:01

Por Dr. Bruno Paio Barreiros

Dr. Bruno Paio Barreiros

Frequentemente as pessoas confundem as estruturas do corpo ao se referir a alguma doença ou algum problema ortopédico. 

De modo geral, o funcionamento do sistema locomotor ocorre pela integração dos nervos, músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos. Os nervos são prolongamentos dos neurônios, localizados no cérebro e na medula espinhal dentro da coluna vertebral.

Eles transmitem estímulos originados no cérebro ou medula para os músculos, que se contraem movimentando os tendões, que, por sua vez presos aos ossos, realizam o movimento. Estes são os nervos motores (que comandam movimento).

Existem também os nervos sensitivos, que transmitem o estimulo sensorial (tato, temperatura, pressão, etc) no caminho inverso, levando informações para que o cérebro controle corretamente os movimentos. 

Os tendões são os prolongamentos dos músculos, que os prende aos ossos. Por ter vascularização ruim, dependem do sangue da região ao redor.

imagem

Os ligamentos são estruturas que seguram os ossos uns contra os outros, formando a articulação (junta), mantendo os ossos “encaixados”.

Os doenças e lesões que afetam a sensibilidade e os movimentos podem ter origem nos nervos, ossos, músculos, tendões, ligamentos, isoladamente ou em conjunto, podendo ser necessário acompanhamento com ortopedista e neurologista simultaneamente.

Geralmente, a recuperação de uma lesão isolada de uma dessas estruturas é mais fácil do que quando várias delas estão lesadas. Nesse caso chamamos de “lesão complexa” por ser necessários reparos específicos para cada estrutura.

Nos casos em que não é possível o reparo das lesões ou ele não é realizado em tempo ideal, utilizamos alguns procedimentos como transferência ou enxerto de nervo, transferência ou enxerto de tendão, fusões ósseas, reconstruções de ligamentos com uso de tendões, entre outros.

imagem

Dr. Bruno Paio Barreiros

CRMMG 48464

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

Instagram: @bruno.paio / www.brunomao.com.br

Ortopedia Ortos - R. Senador Salgado Filho 140/102

Contato: 99826-2017 (WhatsApp)