SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA

11/06/22 - 09:00

Por

A história comprova que um povo para ser forte, precisa ser unido, inclusive economicamente. Exemplo evidente é a comunidade judaica, provavelmente a mais perseguida desde que se tem registros da evolução da humanidade.

Apesar da publicidade das atrocidades cometidos por Hitler nas grandes guerras, os conflitos envolvendo os judeus são milenares.

Contudo, nem os reveses ou tempo foram capazes de liquida-los. Pelo contrário, parece que tantas dificuldades serviram como força motriz para se tornarem uma potência em diversos seguimentos, que passam pela tecnologia, agronomia, medicina, e claro, economia. 

Até o ano de 2014, 154 vencedores do Prêmio Nobel eram judeus, o que representa mais de 20% dos laureados, apesar de corresponderem apenas a 0,5% da população mundial.

Mais impressionante é o reconhecido poderio financeiro, detentores da riqueza equivalente a US$ 2,07 trilhões, quantia “avantajadamente” desproporcional se comparada a sua pequinês numérica de pessoas. 

A resposta de tanta prosperidade é simples: eles são bairristas. Priorizam negociarem entre eles. Uma das formas que encontraram de sobreviverem a tantos percalços. Eles se protegem, inclusive economicamente.

No dicionário Michaelis, dentro os significados de “bairrista” estão “aquele que é defensor dos interesses de seu bairro ou de sua terra” e “aquele que devota afeição especial ou exagerada a seu estado ou cidade. ”

Os judeus seguem à risca esse preceito da Torah: “E, quando venderdes alguma coisa ao vosso próximo ou a comprardes da mão do vosso próximo, ninguém oprima a seu irmão. Conforme o número dos anos desde o jubileu, comprarás ao teu próximo; e, conforme o número dos anos das novidades, ele venderá a ti. Conforme a multidão dos anos, aumentarás o seu preço; e, conforme a diminuição dos anos, abaixarás o seu preço; porque, conforme o número das novidades, é que ele te vende. Ninguém, pois, oprima ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Levítico 25:14-17)

Veja Mais