Patrícia Silveira - Esterilização de Cães e Gatos

22/03/19 - 09:44

Nos países desenvolvidos como nos Estados Unidos, os cães e gatos são castrados ainda filhotes. Durante a fase da vacinação, o veterinário já questiona o tutor sobre o objetivo daquele pet. Companhia? Reprodução? E todos os pets destinados a serem animais de companhia, têm suas cirurgias de castração agendadas. As fêmeas em torno de 6 meses e os machos com 1 ano de idade. No Brasil ainda não é uma prática comum e por causa disso, os nossos índices de: gravidez indesejável, doenças venéreas, infecções de útero e tumores de mama são muito altos. As vantagens de castrar os pets precocemente são muitas:

- Os cães e gatos se tornam mais calmos e dóceis.

- Cadelas castradas antes do primeiro cio, tem apenas 5% de chance de desenvolverem tumor de mama, a neoplasia mais frequentes nas cadelas acima de 7 anos de idade.

- Cães machos tem menor risco de desenvolverem alterações prostáticas.

- Pets castrados tem maior longevidade.

- Gatos castrados cedo, não aprendem a sair de casa e assim, evitam o contato com outros gatos e não contraem doenças como viroses, esporotricose, além de evitar graves machucados por causa de brigas.

A única desvantagem da castração é que os pets têm tendência a engordar, mas isso pode ser evitado com o controle da quantidade de alimento. Quem tem um pet de companhia quer que ele seja calmo, equilibrado, saudável e que viva muitos e muitos anos, então, por que não castrar?

 

Patrícia Silveira

Médica Veterinária

Diretora clínica da Clínica Mundo Animal

24 horas há 20 anos

3772-2005

 

Veja Mais