Crônicas

A viagem

11/10/21 - 10:32

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

    Na minha vida de rabiscadeira das palavras não preciso ir longe para buscar inspiração. A inspiração chega de repente, através de fatos corriqueiros que se tornam bons textos.

    Já tem um tempo que acompanho o dilema de uma família, nada sério, pelo contrário, bem divertido. Essa família brasileira,ou melhor, capixaneira ( capixaba com mineira) , tem uma casa de praia no Espírito Santo, paraíso dos mineiros, a pandemia proibiu suas viagens. A casa naquele paraíso ficou fechada até segunda ordem ou melhor, terceira , quarta ,já perdi as contas.

    Logo que as vacinas foram liberadas o sonho da viagem voltou a imperar. Vocês devem estar se perguntando, mas o quê de interessante tem esse fato? Vocês não têm ideia das inúmeras vezes que eles arrumaram as malas para a grande viagem. Toda vez que pensam em passear, nossa amiga chuva chega de repente, entra na história sem ser convidada. Quando não é ela a causadora do desistir do passeio, aparecem compromissos no trabalho da esposa, do marido, compromissos dos filhos etc. 

    As malas já estão traumatizadas, entusiasmam , ficam cheias e inesperadamente vazias e voltam novamente para os maleiros. Os filhos nem se fale, loucos para sentir um ar de liberdade, um encontro com os primos, logicamente com todos cuidados, mas nem assim.

imagem

    O enredo complica mais quando tem um pescador e esse tem viu? O chefe da família ama pescar, antes da viagem sempre procura saber tudo sobre o tempo, olha vento, chuva e por aí desfiamos o rosário do bom pescador.

    Estão vivendo de recordações da casa de praia, olhando fotos, relembrando cada parte e os bons momentos que passaram em Aracruz, Praia dos Padres. Falar que estão rezando pouco seria a maior injúria da minha parte, pois sendo amiga do casal sei que são rezadores de primeira, pessoas de grande fé. Já até parei de perguntar em véspera de feriados ou férias se vão viajar, posso despertar um ar de azar e cancelar a viagem. 

imagemimagem

     Fico aqui quietinha esperando notícias, prometo para vocês quando a viagem acontecer, farei uma crônica contando todos detalhes ou melhor acho que vou participar dessa aventura.

Outubro de 2021.

imagem

Élida Gontijo

Élida Gontijo