Saúde

A figura do Papai Noel

03/12/21 - 09:25

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Todo mundo conhece e ama o Papai Noel — aquele velhinho grande e alegre, de traje vermelho, com barba branca — mas ele nem sempre teve essa aparência. Na verdade, muitas pessoas ficam surpresas ao saber que até 1931 Papai Noel era descrito como um homem alto e magro, ou até mesmo como um duende, de aparência.

Você já se perguntou por que as cores que prevalecem no Natal são o vermelho e o verde? Essa combinação de tons é uma herança de muitos anos atrás, mas só se popularizou a partir de uma capanha publicitária da Coca-Cola que utilizava a imagem do Papai Noel no século passado.

Arielle Eckstut, co-autora do livro “The Secret Language of Color”, explicou, em um vídeo divulgado pela Business Insider, que essas cores representam um mix entre a beleza da natureza e perspicácia do comércio, que conseguiu solidificar uma imagem natalina padrão no imaginário das pessoas. Entretanto, ela ressalta que não existe uma história definitiva sobre as cores do Natal.

Considerando a parte da natureza, o Natal está ligado a um a clima mais frio nos Estados Unidos e na Europa. Uma árvore que se destaca nesse período é a azevinho, que possui frutas vermelhas que contrastam com a folhagem verde da planta. As cores dessa árvore começaram a ser associadas à festa há muitos anos. No Reino Unido, o Natal também era associado ao vermelho e ao verde na era vitoriana. Mas também era comum ver outras combinações de cores nas paisagens, como vermelho e azul, azul e verde, azul e branco.

Nessa época, a figura do Papai Noel já existia, mas ele não era retratado com vestes vermelhas. A figura clássica que conhecemos hoje surgiu em 1931, por intermédio da Coca-Cola. A empresa contratou um artista chamado Haddon Sundblom para ilustrar o Papai Noel – um homem com semblante alegre, bochechas coradas e grandes vestes vermelhas e brancas.

A campanha publicitária natalina teve grande repercussão nos Estados Unidos. Foi então que as cores vermelha do Papai Noel, e verde das árvores de Natal, começaram a ser vistas com as oficiais dessa data comemorativa.

imagem

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500