No dia 14 de outubro o jornal O Globo publicou relatório da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), em que a entidade reprova 1marcas de creatina. No mesmo relatório estão as aprovadas. No topo, em primeiro lugar, a Absolut Nutrition, encabeçando uma lista de 50, neste concorrido mercado de suplementação esportiva, nutracêuticos e alimentação saudável.
Para o Brasil, apenas mais uma notícia sobre quem é quem neste setor, mas para quem é mineiro, especialmente da região de Sete Lagoas, motivo de orgulho, pois se trata de uma empresa genuinamente local, que gera mais de 300 empregos, além de recolher muitos impostos.
A Absolut é fruto da visão e espírito empreendedor de Mateus Rezende Nogueira, 38 anos, cujo sobrenome “Nogueira” não tem nenhuma relação com os tradicionais homônimos daqui, já que as origens dos pais dele (Reginaldo e Marília) são Lagoa da Prata e Patos de Minas, fundadores da Trevinho em 1986, em Lagoa da Prata. No ano 2000, vieram para Sete Lagoas, onde adquiriram a plataforma industrial da Parmalat, na BR-040, já que o crescimento da fábrica e a logística exigiam a mudança.
Nascido em Lagoa da Prata, formado em Administração, pós-graduado em Gestão Comercial pela FGV, e em Programa para Dirigentes pela Fundação Dom Cabral-FDC, Matheus deixou a gerência de compras da Trevo Alimentos e fundou a Absolut Nutrition em 2016. Trabalha hoje com 325 itens em três ramificações: suplementação esportiva, nutracêutica e alimentos saudáveis. Opera em nível nacional, com presença em todos os estados do país.
Em entrevista ao SETE DIAS ele conta um pouco dessa história e dá dicas para quem quer empreender.
● SD: Como foi a decisão de deixar uma forte empresa familiar para criar o seu próprio negócio?
MATEUS REZENDE NOGUEIRA: De uma grande vontade de fazer produtos que incentivavam o sonho das pessoas, ajudando a alcançarem seus objetivos nutricionais e corporais através de uma suplementação adequada juntamente com a atividade física. Em 2011, fui a uma feira alimentícia na Europa onde vi muitos produtos funcionais e ali foi onde brotou a sementinha para empreender em um ramo totalmente novo pra mim e em ascendência no país, que é a suplementação esportiva e nutracêutica.
● SD: Você se sentiu inseguro em algum momento?
MATEUS: Como todo empreendedor o frio na barriga acontece até hoje, mas como sempre fui de família empreendedora isso vem e passa rápido. O importante como sempre diz meu pai Reginaldo Carlos Nogueira, grande empresário do ramo de laticínio, é sempre fazer o melhor produto e como consequência o mercado se encarrega do restante.
● SD: Suas tomadas de decisão são mais baseadas no aprendizado acadêmico ou no convívio com o mercado?
MATHEUS: Ambos. O aprendizado acadêmico é indispensável, como é a experiência no ramo, mas gosto muito de sempre consultar os meus maiores professores que são meu pai e meus tios que estão no ramo
alimentício há 40 anos.
● SD: Ainda bem jovem você foi proprietário do então restaurante mais badalado da cidade, o Gôndola. O empreendedorismo está nas veias?
MATHEUS: Nasci em um lar de empreendedores. Minha mãe desde que nasci tinha uma floricultura e meu pai um laticínio. Isso passa no dia a dia pra gente de forma bem natural. Quando completei 14 anos não hesitei em pedir uma oportunidade pro meu pai no laticínio e ali nasceu a vontade grande de ser empreendedor como ele.
● SD: Você continua buscando novos empreendimentos?
MATHEUS: Continuo sim, que começou em 2022, a Trevo Urbanismo, de loteamentos. Além de gostar de imóveis para os investimentos mais conservadores.
● SD: Você esperava que a Absolut ficasse na primeira posição nessa lista da Abenutri?
MATHEUS: Não; eu esperava uma boa colocação, mas vir no topo foi de grande emoção pra todos nós da Absolut Nutrition, e continuamos focados na qualidade por quê isso sempre traz bons frutos, como um todo.
● SD: Que dicas você dá para quem pretende empreender?
MATHEUS: Que busquem conhecimento em primeiro lugar; montem um bom projeto antes de iniciar, e siga o projeto à risca, que foi sonhado anteriormente. E vá ajustando os ponteiros à medida que as coisas forem acontecendo no dia a dia.