“Jacaré S/A”: Arena multiuso, Centro de Treinamento e futuro como SAF

Desde 2019, a Arena do Jacaré passou por uma transformação significativa. Antes concebida exclusivamente para o futebol, o espaço foi revitalizado e adaptado para se tornar um complexo multiuso que beneficia o Democrata Futebol Clube e a comunidade de Sete Lagoas. Com eventos diversificados, novas parcerias e projetos promissores, o estádio se consolida como um polo de esportes, cultura e economia na região. Somente em 2024, mais de 50 mil pessoas passaram pelo estádio durante os diversos eventos realizados no local. O presidente do clube, Renato Paiva, falou sobre essa mudança de patamar e como anda o projeto de construção do Centro de Treinamento do clube e a possibilidade real de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

SETE DIAS – A Arena do Jacaré, juntamente com seu estacionamento, elevou o Democrata a outro patamar?
RENATO PAIVA –
Em 2019, quando reassumimos a Arena do Jacaré, depois de vencido o comodato de 10 anos ao Estado, ela representou um grande peso ao Democrata. Recebemos a estrutura em estado de conservação deplorável. Além disso, pela sua concepção original destinada apenas ao futebol, não conseguíamos gerar renda. Com o tempo, fomos melhorando e adaptando o estádio para que trouxéssemos outras fontes de receita. Hoje, podemos dizer que a Arena está elevando o Democrata a outro patamar, sem dúvidas. Mas estamos longe do que a Arena ainda pode se tornar.

SD – Antes da sua gestão (junho de 2019 como procurador e junho de 2020 como presidente), o espaço era subutilizado?
RENATO PAIVA –
Podemos dizer que sim, até pelo fato de o espaço ter nascido apenas para o futebol. Isso foi um grande erro. Estamos numa área nobre, de fácil acesso, com amplo estacionamento. Deveríamos ter estruturas ali que comportassem diversas atividades econômicas. Poderíamos ter prédios, especialmente na área dos portões superiores (1 e 2), para funcionamento como restaurante, lanchonete, choperia, academia, escritórios etc., com uma das vistas mais lindas de Sete Lagoas (para o próprio estádio e a Serra de Santa Helena). O estádio do Botafogo de Ribeirão Preto, por exemplo, tem até uma concessionária de veículos. Nós temos o desejo de melhorar muito a estrutura da Arena do Jacaré, mas isso demanda um investimento grande. Sozinhos, não conseguimos fazer por agora.

Atualmente, com o apoio de muitas pessoas, em parceria com Arcos Engenharia, RGx Arquitetura e Engenharia, Sicredi e Grupo Uai, temos uma quadra de areia, um hotel para 30 hóspedes e uma academia que atendem à nossa base e ao profissional. Utilizamos salas que estavam totalmente sucateadas e, no passado, serviam à ADEMG, FMF e até para descarte de lixo eletrônico da Câmara e Prefeitura.

SD – Quais foram os principais eventos realizados na Arena do Jacaré, seja promovido pelo Democrata ou por terceiros?
RENATO PAIVA –
Eventos aconteciam de forma muito esporádica na Arena e, normalmente, de música. Atualmente, temos eventos diversos, de pequeno a grande porte, de aniversário a feiras.

Alguns dos principais foram o Arena Music Festival, o Festival Apaixonados por Carne, as copas de futebol infantil, PQ Cup e JM Cup, a Corrida do Democrata, os festivais de rock Woodstock e Lado B, jogos do profissional e base do Cruzeiro, jogos da base dos três grandes clubes de BH e as três edições da FECONEX. Para 2025, teremos muito mais eventos, inclusive próprios. Além da Corrida, estamos planejando uma chopada e um grande churrasco.

SD – Qual é o balanço, por ano, desde que a Arena se tornou um espaço multiuso?
RENATO PAIVA –
O balanço é positivo. Não sei dizer, ao certo, em números, até porque muitas ações não envolvem recursos financeiros. Além dos eventos, a Arena recebeu, por exemplo, o castramóvel municipal, diversos resgates de pessoas em estado grave de saúde por helicóptero, treinamentos relacionados a acidentes de trânsito com vítima e treinamento da nossa Guarda Civil. Isso é uma parte de nossa contrapartida social à comunidade. Temos muitas ações na Arena que são “invisíveis”, mas não menos importantes.

SD – Como é possível alugar a Arena do Jacaré ou parte dela? Quais opções estão disponíveis para a utilização dos diversos ambientes do complexo?
RENATO PAIVA –
O aluguel pode ser feito via telefone/WhatsApp (31 3153-0802). Nós alugamos desde salas para reuniões até todo o complexo para grandes jogos. Temos, também, espaços menores que podem ser utilizados para aniversários, confraternizações de empresas, treinamentos, eventos musicais e esportivos, por exemplo.

SD – Para o Democrata, assim como para a maioria dos clubes, é inviável sobreviver apenas do futebol?
RENATO PAIVA –
Para o Democrata, atualmente, é totalmente inviável sobreviver do futebol. Se não fossem as receitas extras, não sei o que seria do clube. No futuro, com o desenvolvimento de nossas categorias de base e a construção do sonhado Centro de Treinamento, é possível que as receitas com o futebol aumentem de forma exponencial.

O presidente do Democrata, Renato Paiva (esq.), destacou a importância do apoio de parceiros para a concretização do projeto de construção do CT

SD – Quais são as expectativas para 2025, tanto no desempenho dentro das quatro linhas quanto para a instituição Democrata Futebol Clube como um todo?
RENATO PAIVA –
Nossa expectativa é montar uma equipe competitiva para nos classificarmos entre os seis clubes para a segunda fase e, posteriormente, pensar em acesso ao Módulo 1. Sabemos que é difícil, trabalhamos com um orçamento muito enxuto, só duas equipes sobem, mas é possível e lutaremos por isso. Também daremos maior atenção às categorias de base. O futuro do Democrata está ali, e é preciso maior investimento. Para tanto, temos que tirar o CT do papel, e isso demandará um investimento de alguns milhões.

SD – Como está o processo para que o Democrata se torne uma SAF? Novidades?
RENATO PAIVA –
Nós estamos finalizando o nosso Plano de Negócios, que determinará o valor da SAF Democrata e a necessidade de investimento nos próximos anos. Contratamos um renomado escritório – Footure – que já atua em outros projetos de SAF para auxiliar. Trata-se de um passo muito importante na vida do Democrata e de Sete Lagoas. Precisamos de muita segurança para não errarmos ou errarmos pouco. Temos visto exemplos de SAF que deram muito errado e outras que estão dando certo.

Terminado o Plano de Negócios, partiremos para a fase de apresentações e debates com os membros do clube e da sociedade sete-lagoana. Nada será feito sem a devida discussão com entes privados e o Poder Público. Teremos um processo profissional, transparente e sem atropelos. O Democrata precisa muito de investimentos, mas não fará loucuras. Já vivemos momentos muito piores do que o atual e sobrevivemos. O passo seguinte a esta ampla discussão será a busca pelos investidores. Eu, particularmente, gostaria muito que fossem pessoas de Sete Lagoas e região que, certamente, teriam muito mais compromisso com a instituição.

SD – O Centro de Treinamento do Democrata: alguma evolução em relação à sua construção? Onde será edificado e quais perspectivas do clube para mais essa entrega?
RENATO PAIVA –
Estamos na fase de projetos e regularização da área cedida pelo Município, que totaliza 53 mil m². Isso é fundamental para que tenhamos um direcionamento o mais preciso possível e consigamos reduzir o custo de execução das obras.

Na última semana, a IGL Engenharia realizou os trabalhos de sondagem do terreno, localizado no bairro Vitória da União, antiga Fazenda das Melanciais, a menos de 10 minutos da Arena do Jacaré. A empresa já havia realizado, em 2024, o levantamento topográfico da área, marcando um avanço significativo para a construção do CT. Além disso, a RGx Arquitetura e Engenharia, também parceira do projeto, foi responsável pela elaboração do projeto arquitetônico do futuro Centro de Treinamento.

Os projetos de drenagem e terraplenagem serão os próximos e estarão a cargo da IGL Engenharia, assim como o orçamento da obra. A execução, por outro lado, ainda não tem previsão. Esperamos dar o pontapé inicial ainda em 2025 ou no primeiro semestre de 2026.

Vale ressaltar que todo o trabalho realizado pelas citadas empresas até o momento não gerou custos ao clube. Esperamos que mais empresas e pessoas físicas possam nos ajudar na realização deste tão sonhado projeto, que poderá mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens de nossa região.

ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO

Campo de jogo com cinco vestiários, mini auditório para até 30 pessoas, hotel para até 30 pessoas, academia, bar para até 50 pessoas, esplanada do hall para até 1.000 pessoas, quadra de areia e estacionamento de 17 mil m². Vale ressaltar que todo o espaço é dotado de câmeras de segurança e internet, com o apoio da NC Telecom e da Link7.