Festival Sabor de Bar está de volta com homenagens e muitas novidades

Além de músico conceituado, consagrado como vocalista da Banda Iris de Seda, George Machado é Produtor Cultural, e será o coordenador geral do Festival Sabor de Bar, versão 2025. Ele já trabalhou em edições passadas, como produtor artístico e músico. Conversou com o SETE DIAS sobre o retorno do evento. A última edição foi em 2016.

George Machado

 SD: Qual a sua expectativa desse retorno dessa festa gastronômica depois de nove anos, agora coordenando o evento?
GEORGE MACHADO: Em primeiro lugar fiquei muito feliz ao saber deste retorno do Festival, afinal. Pude acompanhar de perto toda a trajetória deste evento incrível, e participei em algumas edições., Agora, assumir a coordenação geral é uma honra e uma responsabilidade enorme, mesmo contando com o apoio total da direção e equipe do jornal. O coração bate forte, mas estou muito confiante em poder fazer parte ativa deste retorno.

SD: Como estão os primeiros preparativos para essa volta?
GEORGE
: Primeiro, foram várias reuniões, para definirmos o conceito, o novo formato do evento, afinal, de 2016 pra cá muita coisa mudou, inclusive a tecnologia, que vem avançando muito a cada dia.

SD: E como será este novo formato do Sabor de Bar?
GEORGE
: Pra começar não teremos mais aquelas cédulas de papel com a urna dentro de cada bar. A votação será toda online através de displays que iremos colocar nas mesas dos bares participantes, além da pessoa poder votar também direto no site que estamos criando especialmente para o Sabor de Bar. Outra mudança também ligada à tecnologia, será o uso das redes sociais para divulgar o evento. Já estamos criando uma página no Instagram, e através dela e do site teremos informações diárias sobre o Festival. Aquele guia em papel que também era produzido, será trocado pelas informações que traremos de forma mais detalhada no formato digital.

SD: Qual a expectativa em relação à quantidade de bares participantes nesta edição?
GEORGE:
Este também foi um ponto muito discutido em nossas reuniões. Nas últimas edições chegamos a ter até 20 ou mais bares participando. Como estamos retomando o projeto, não pretendemos recomeçar com uma quantidade muito grande, por questões operacionais até mesmo dos bares, para que o objetivo principal seja atingido, que é a elevação do nível do que é servido entre comidas e bebidas, qualidade do atendimento e demais serviços. O mais importante é o grau de satisfação dos clientes, de quem curte um bar, para que a cidade mantenha e aumente a fama de ter ótimos bares, no centro e nos bairros.

Queremos montar novamente as famosas “caravanas”, e um ótimo corpo de jurados, além de contar com os votos dos clientes.

SD: Já foram definidos os temas dos pratos desta edição?
GEORGE
: Estamos em processo de definição e este processo será finalizado em conversas com bares que já participaram e outros que vão participar pela primeira vez. O que já temos definido é que, este ano, teremos uma homenagem a um dos bares mais famosos e tradicionais que Sete Lagoas já teve: o Bar da Ilha do Milito, do saudoso Dodô, na ilha da Lagoa Paulino. Os participantes deverão ter algum ingrediente ou tira-gosto do antigo cardápio do Bar do Dodô e da também saudosa D. Conceição, esposa e braço direito dele.

SD: E na parte musical o que está previsto?
GEORGE
: Como sou músico não poderia deixar isso de lado né!? rsrsrs. Vamos homenagear ao nosso eterno “Clube da Esquina”, sendo que todas as atrações deverão prestar uma homenagem a este movimento tão maravilhoso da música mineira, que contagiou todo o Brasil.

SD: E o “Butecão”? Já está definido onde será a festa de encerramento do Festival?
GEORGE
: O Butecão não pode faltar, não é? É onde os sete-lagoanos e visitantes se encontram e se reencontram. Uma forma de integrar toda a cidade, as cidades vizinhas e levar toda a gastronomia dos bares participantes para um mesmo local, em um mesmo dia. Uma celebração incrível. E o local escolhido tem muito a ver com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal, à qual agradecemos de coração. Aliás, foi uma das propostas do da campanha do então candidato a prefeito Douglas Melo, de voltar com os grandes eventos da cidade, que nos motivou a este retorno: será na praça de eventos do Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, local onde aconteceram alguns dos inesquecíveis Butecões do Sabor de Bar no passado.

Com entrada gratuita, porém, mediante a um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que serão doados a instituições beneficentes da cidade.

 SD: Como será a votação nos melhores e quais serão os itens a serem julgados?
GEORGE
: Teremos a votação popular através do voto online e também o jurí técnico que visitará todos os bares participantes para avaliar os quesitos: melhor prato, cerveja mais gelada, atendimento, higiene e limpeza. Os votos populares terão um peso de 50% e do júri técnico também 50%.

SD: E qual o período e datas do Festival?
GEORGE
: A partir de maio os bares interessados poderão se inscrever através do site. A definição de quem participará será divulgada no início de junho, e os pratos já estarão disponíveis para o público. As caravanas começarão no final de junho e se estenderão até o final de julho. A festa final com a premiação será no dia 26 de julho.

Todas as informações estarão em nossa página do instagram: @sabordebar7l que em breve estará no ar, além das páginas do SETE DIAS, do www.setedias.com.br e www.7diasnews.com.br