SEM RESERVA
Na abertura da terceira edição da Feira da Conexão entre o Agro, Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas (Feconex 2024), a presença de pré-candidatos a vereador foi notável, assim como de expositores que concorrem nas próximas eleições municipais. Contudo, todos se mostraram discretos, evitando propaganda política. A organização da feira designou uma equipe para monitorar as condutas dos candidatos, assegurando que não haja violação da legislação eleitoral, evitando possíveis sanções para o evento.
BOA SORTE
O vereador Junior Sousa, que se coloca como pré-candidato a prefeito, expressou votos de boa sorte a todos os concorrentes e ressaltou a importância de um processo eleitoral limpo. Sousa enfatizou que o foco das articulações políticas deve ser o bem-estar da sociedade, evidenciando um apelo por transparência e ética nas disputas.
FALTANDO ÁGUA
A falta de água afetou diversos bairros de Sete Lagoas durante o Dia dos Pais, incluindo Eldorado, Jardim Europa, Bela Vista, Interlagos e Morro do Claro, gerando um clima de insatisfação entre os moradores. No Barreiro, a situação também foi crítica. A solução emergencial apontada é o uso de caminhões-pipa, mas a Prefeitura enfrenta dificuldades na contratação desse serviço devido à alta demanda, com empresários optando por atender a contratos particulares que oferecem pagamento imediato.
CANCELOU
O presidente do SAAE, Róbson Machado, cancelou sua presença na Câmara Municipal, onde deveria prestar esclarecimentos sobre a ETE do Barreiro e outros assuntos relacionados à autarquia. O vereador Ivson Gomes criticou o cancelamento, afirmando que o requerimento enviado não foi suficientemente claro. “Essa recusa em participar da audiência pública levanta questionamentos sobre a capacidade do presidente em liderar a autarquia e a falta de diálogo com a Câmara”, afirmou Ivson.
PLACAS ABANDONADAS
A vereadora Heloísa Frois denunciou o abandono de 322 placas de concreto, adquiridas para a reconstrução do canteiro central da Avenida Marechal Castelo Branco. As peças, em perfeito estado, estão paradas e Frois prometeu cobrar dos órgãos competentes o reaproveitamento dessas placas em outras obras que necessitam de material.
DIA DOS PAIS
Na última sexta-feira, a Câmara Municipal promoveu uma confraternização para os servidores que são pais, com atividades de jogos e comidas típicas. O evento, que teve um clima de descontração e camaradagem, foi organizado pela Mesa Diretora, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), sob a direção de Priscila Horta, promovendo um momento de integração entre os servidores.
CASA FECHADA
Apesar dos esforços para garantir recursos para a inauguração e funcionamento da Casa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência em Sete Lagoas, inaugurada em 5 de julho, a Procuradoria Geral do Município ainda não conseguiu firmar o convênio necessário para o funcionamento efetivo do espaço. Como resultado, as mulheres vítimas de violência continuam sem alternativas de acolhimento, enquanto o aluguel do imóvel segue sendo pago.
R$ 150 MIL
Na ocasião da inauguração, a empresa Cimentos Nacional, por meio do vereador Caio Valace, destinou R$ 150 mil para o aluguel e a estruturação do local, que deveria estar preparado para receber mulheres em situação de violência e seus dependentes menores de idade. A falta de ação do município levanta preocupações sobre o comprometimento com a proteção e o acolhimento dessas mulheres vulneráveis.
BATATA, CONCILIADOR
A Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou, nesta semana, a proposta que homenageia o ex-vereador Raimundo Batata Alves Gonçalves, podendo dar seu nome a uma nova rua na cidade. A via pública em questão inicia-se na Avenida Constelação, confronta com o terreno de Elza Dionízio Pereira e termina em uma rua sem denominação que dá acesso ao bairro Silva Xavier, no bairro Primavera.
Raimundo Alves Gonçalves nasceu em 27 de fevereiro de 1938 e exerceu o cargo de vereador de 1977 a 1996, presidindo a Câmara Municipal nos anos de 1991 e 1992. Durante seu tempo no Legislativo, destacou-se por sua contribuição ao desenvolvimento de Sete Lagoas, com ênfase em projetos sociais e na política habitacional, em estreita colaboração com o Padre Adrianus. O ex-vereador faleceu em 17 de fevereiro de 2023, aos 84 anos. A homenagem foi do vereador Caio Valace.