Fortalecer o ambiente democrático, fazer com que a população saiba o que pensam os candidatos a prefeito da cidade e apresentar uma pauta de reivindicações. Estas foram algumas das motivações para que entidades de classe se unissem para realizar um programa para que os postulantes ao cargo de prefeito pudessem apresentar suas propostas acerca de temas de interesse comum.
Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Médica, Associação dos Construtores (Ascon7) e Sindicato do Comércio Varejista de Sete Lagoas (Sindcomércio) foram propositores da ação. O evento aconteceu no auditório da ACI, na sexta-feira (13), e reuniu diretores e associados das entidades representativas de classe. A população pôde acompanhar, ao vivo, pela transmissão no Youtube da ACI.
Desenvolvimento econômico, saúde, educação, infraestrutura, segurança, atração de investimentos e outros temas foram colocados. Durante aproximadamente 1h30 os candidatos Jamilton Santos (PT), Juninho Sinonô (Novo) e Júnior Sousa (PRD) foram questionados sobre o plano de governo. O candidato Douglas Melo (PSD), com compromisso de última hora, segundo sua assessoria, não participou. O advogado Benjamin de Oliveira Jr. foi o apresentador.
Foram cinco blocos de 15 minutos. Cada candidato teve quatro minutos para responder a perguntas correspondentes aos temas. No primeiro bloco todos responderam à mesma questão: “Por quê se sente capacitado para ser prefeito?” E no último, também com pergunta única, reponderam: “Se eleito, como vai corresponder à confiança do eleitor?” Quem não acompanhou o programa pode assistir no canal da ACI no Youtube.
Depois do programa, representantes das entidades entregaram aos candidatos uma pauta de reivindicações com demandas em várias áreas estratégicas. O documento, assinado por todos os candidatos, pede a apresentação de políticas e propostas claras para que a cidade possa avançar e se desenvolver com equilíbrio e organização.