Por Rúvia Donátila
Já reparou como nossa atenção está cada vez mais sem foco? Atrair a atenção do consumidor tornou-se uma ação difícil.
As marcas competem incessantemente para capturar a fugaz atenção do cliente, que divaga nos smartphones – desde eventos e fotos até reels, postagens e muito mais. Ao entrar em uma loja, o celular se torna uma extensão da mão, distraindo o olhar das vitrines e direcionando-o para o mundo virtual. Até mesmo o pagamento é realizado através da tela, reforçando a imersão digital.
Diante desse cenário, como as empresas podem se destacar e conquistar o consumidor distraído?
Compreender profundamente o comportamento deste consumidor. A pesquisa de mercado torna-se essencial para identificar as necessidades, desejos e hábitos de consumo. É preciso mapear os pontos de contato online e offline com a marca, desde as mídias sociais até a experiência física na loja. A análise de dados, por meio de ferramentas digitais e estudos comportamentais, fornece insights valiosos sobre as motivações e preferências do cliente, permitindo a criação de estratégias personalizadas e eficazes.
Para capturar a atenção do consumidor distraído, as marcas precisam oferecer experiências imersivas e relevantes que se conectem com seus interesses e necessidades. A personalização é essencial para criar uma jornada única e memorável para cada cliente. Através de plataformas digitais e inteligência artificial, é possível recomendar produtos, serviços e conteúdos relevantes, além de oferecer ofertas exclusivas e promoções. A utilização de recursos visuais atraentes, como vídeos, fotos de alta qualidade e realidade aumentada, também contribui para despertar o interesse do consumidor e torná-lo protagonista da experiência.
Se tudo o que precisamos está na palma da mão, a loja física se torna um espaço para experimentação e conexão, oferecendo informações adicionais e outras oportunidades de compra.
Conquistar o consumidor distraído em um mundo hiperconectado exige uma mudança de paradigma nas estratégias de marketing. As marcas que desejam se destacar precisam ir além da publicidade tradicional e criar experiências imersivas e relevantes para se conectarem com os interesses e necessidades destes novos comportamentos de consumo. Só assim as marcas podem navegar por esta onda de distrações e conquistar a atenção do consumidor distraído.
A era da distração é também a era da oportunidade; aproveite e construa uma marca forte!