COLUNA EVANGÉLICA – Boas Novas – Remir o tempo

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:21).

A expressão “remir o tempo” é uma citação bíblica encontrada em Efésios 5:16 e Colos senses 4:5. Refere-se a aproveitar ao máximo o tempo, utilizando-o de maneira sábia e produtiva. A ideia é não desperdiçar as oportunidades que surgem, mas agir com cuidado e diligência. A palavra “remir” pode ser entendida como “resgatar”. A frase sugere que o tempo é um recurso valioso e limitado, devendo ser empregado para alcançar o que é mais importante, seja no aspecto espiritual, ético ou pessoal. “Remir o tempo” é uma das maiores responsabilidades do cristão, pois o tempo é presente precioso que Deus dá a nós, Seus ser vos. No dia a dia, muitas vezes vivemos como se o tempo fosse um recurso inesgotável. Ledo engano! O tempo nos apresenta oportunidades que, uma vez passadas, nunca mais retornam.

Há um provérbio que diz: “Há três coisas que nunca voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Por que remir o tempo? Porque nunca mais haverá um dia como hoje! Jó afirmou: “Nossos dias sobre a terra são como a sombra”. Davi orou: “Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim
e qual a soma dos meus dias; para que eu re conheça a minha fragilidade. Deste aos meus
dias o comprimento de alguns palmos; diante de Ti, o prazo da minha vida é nada” (Salmos 39:4-5). A palavra de Deus é maravilhosa e sempre nos orienta. Ainda nos Salmos, Moisés orou: “Ensina-me a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmos 90:12). Que o Senhor Jesus continue a nos
iluminar sobre como remir o tempo. Algumas dicas: Seja organizado espiritualmente. Submeta seus planos à vontade de Deus. Aproveite cada oportunidade para honrar a Deus e pregar o evangelho. Evite a preguiça e a passividade.

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passa remos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15).