COLUNA EVANGÉLICA

Boas Novas – Aprender Com os Sofrimentos

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Coríntios 1:3-4). Quando o sofrimento bate à porta, muitas vezes ficamos perplexos e resistimos, sentindo irritação e rejeição. No entanto, como filhos de Deus, devemos encarar o sofrimento de outra forma para encontrar nele algum benefício.
O apóstolo Paulo, que enfrentou muitas tribulações por causa do evangelho, reagia bendizendo e exaltando o nome do Senhor. Ele compreendia que, de alguma forma, os sofrimentos vinham de um Pai misericordioso que nos quer disciplinar e sabe exatamente onde quer nos levar. Não somos filhos desamparados, mas temos um Pai amoroso que, por nos amar, permite que enfrentemos determinados sofrimentos. Esses momentos revelam nossa verdadeira condição espiritual. Muitas vezes achamos que tudo está bem conosco, acreditamos que estamos fazendo a vontade de Deus, que nossas posições estão corretas, e nos orgulhamos de nosso serviço ao Senhor. Contudo nosso coração pode se tornar duro como pedra. Sem os sofrimentos que Deus permite, permaneceremos iludidos quanto a nossa verdadeira condição. Contudo Aquele que faz a ferida é o mesmo que a cura. Sim, os sofrimentos podem trazer choro, tristeza e angústia, mas não podemos esquecer que temos um Deus da consolação. Ele é Pai amoroso que sempre vem enxugar nossas lágrimas e, mais importante, acrescentar-Se a nós.
Se tivermos uma atitude correta diante do sofrimento, ele funcionará como chave que abre nosso ser para o Senhor entrar. E, quando Ele entra, sentimos Seu consolo, suprimento e grande amor, transformando-nos à imagem de Cristo. Os melhores consoladores são os que já foram consolados. É muito ruim falar de nossa dor e angústia para uma pessoa que demonstra que não está entendendo nada. Mas, se alguém foi provado com sofrimentos pelo Senhor e, em vez de lutar contra a situação, nega a si mesmo, busca a luz para descobrir o que o Senhor está falando e volta-se a Ele em comunhão, em oração, aceitando a disciplina, certamente essa pessoa experimentará o consolo do Senhor. É esse tipo de pessoa que pode ajudar outras. Jesus é o Senhor! Amém

por Fátima Massula Dutra bookafe@setelagoas.com.br