COLUNA CATÓLICA – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

“Deus viu que era muito bom” Gn 1,31

Objetivo Geral: Promover em espirito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral ouvindo o grito dos pobres e da terra.

Oração da CF 2025

Ó Deus, nosso Pai, ao comtemplar o trabalho, de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espirito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a criação, no cuidado e no respeito à vida. 

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

A Campanha da Fraternidade completa 61 anos, como um dos gestos concretos quaresmal. Faz parte de um rico e vasto patrimônio da nossa Igreja do Brasil.

Cumulativamente celebramos: 10 anos da Encíclica Laudato Si e 800 anos do Cântico das Criaturas, de são Francisco.

Cântico das Criaturas

Onipotente e bom Senhor A ti a honra, glória e louvor! / Todas as bênçãos de ti nos vem / E todo o povo te diz amém.

Louvado seja nas criaturas / Primeiro o sol, lá nas alturas/ Clareia o dia, grande esplendor/ Radiante imagem de ti, Senhor.

Louvado sejas, meu bom Senhor /Pela irmã água e seu valor/ Preciosa e casta, humilde e boa, /Se corre um canto a ti entoa.

Sugestões de gestos concretos: 

Mananciais: descobrir as fontes vivas em nossas comunidades; flora: catalogar e preservar as plantas e arvores da comuns da região; fauna: elencar os animais possíveis de nossa área de atuação, contemplar os pássaros, não matar os repteis, predadores e presas de nosso meio; queimadas: conscientizar que é uma covardia com a natureza, de uso criminoso ou por acidente ofende a biodiversidade; agrotóxicos: atentos aquilo que degrada a vida em todos os sentidos. 

Procissão de ramos, fazer com mudas de plantas. 

“E Deus viu que tudo era bom”