Circuito das Grutas, rota do frango e da cachaça

Pedra Sinuosa, na encosta da Serra de Santa Helena, a 3 Km do centro de Sete Lagoas, estruturada, que recebe semanalmente praticantes de escalada de vários países da América do Sul.

Tomara que o nosso próximo prefeito abrace pra valer a ideia do Turismo como geração de emprego, renda, empreendimentos e qualidade de vida. Vai ser bom demais se Douglas Melo, Junior Souza, Juninho Sinonô e o Dr. Jamilton da Embrapa comparecerem ao lançamento da Rota do Frango, dia 21 de setembro, um sábado, na Gruta do Rei do Mato. Iniciativa do Circuito das Grutas em parceria com o IEF, SENAC e várias outras entidades, competentes e muito sérias de Sete Lagoas e do estado.

A região já é uma das maiores produtoras de frango do Brasil para o mundo. Já produzimos e consumimos todos os tipos de pratos, refeições e tira-gosto à base de frango, galinha e seus derivados, para todos os tipos de bolsos e exigências. Cachaça de qualidade é outra tradicional riqueza da região. E temos belezas naturais, muito pouco ou nada exploradas, como as grutas e o nosso relevo.

Pouca gente sabe, mas a Serra de Santa Helena tem pedreiras, com estrutura, procuradíssimas por praticantes de escalada de todo o continente. Principalmente depois que a escalada passou a ser esporte olímpico, na Olimpíada de Tóquio, em 2021. A Serra do Cipó, a 110 Km daqui, e a nossa Serra de Santa Helena, quase no Centro da cidade, são referências na América do Sul para escaladas. Sim!

Como Santana do Riacho (município onde está a Serra do Cipó), trabalha há muitos anos o Turismo como fonte de arrecadação e geração de empregos, seus hotéis, pousadas, bares e restaurantes ficam cheios o ano inteiro, durante a semana e principalmente fins de semana.   

Este evento de lançamento da Rota do Frango, que envolve 15 cidades da região, e autoridades do Turismo do estado e do país, será uma ótima oportunidade para os candidatos a prefeito, vice e vereadores entrarem de sola no assunto e ver o tanto de oportunidades que temos, para atrair pessoas, investimentos, dinheiro e qualidade de vida.  

Neste contexto, efusivas palmas para mulheres brilhantes, profissionais apaixonadas pela Cultura, Turismo e Meio-Ambiente, que fazem com que as coisas aconteçam: Mariela Janice França Teodoro, presidente da Associação Circuito Turístico das Grutas; Maria Honorina Pereira Rocha, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), gestora do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato; Cláudia Elaine Souza, Secretária Adjunta de Turismo de Sete Lagoas; Cássia Regina, Secretária de Turismo e Cultura de Caetanópolis; Thaís Magalhães, Secretária de Turismo e Cultura de Capim Branco; Marília Martins e Adriana Cruz, diretoras da Associação Circuito das Grutas, que representam a prefeitura de Matozinhos.