Boas Novas – Recompensa dos que Escavam

Por Fátima Massula Dutra

“Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando? Todo Aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha” (Lucas 6:46-48). Estabelecer fundamento é um processo intenso, árduo e, por vezes, sacrificante, mas necessário para a jornada cristã.
Vemos a necessidade de ser como quem cava, abre vala profunda e, só assim, lança o fundamento sobre a rocha. Cavar sugere tirar terra, criar profundidade e, principalmente, sacrifício. A rocha muitas vezes não está na superfície, e lançar o fundamento numa base rasa pode ser comprometedor. Precisamos buscar um relacionamento íntimo com Deus, ainda que para isso seja preciso nos sacrificar. Mateus 13:10-11 diz: “Então se aproximaram seus discípulos, e lhes perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido”. Qual seria a diferença entre os discípulos e a multidão que seguia a Jesus? Um discípulo segue de perto, apesar das circunstâncias, renuncia a si mesmo em prol da vontade de quem o chamou e,
sobretudo, conhece os mistérios porque se relaciona com Seu Senhor de forma íntima e profunda. Eles cavam, abrem vala profunda e constroem o fundamento sobre a rocha. A multidão crê, desfruta dos milagres e ouve o Senhor; no entanto não conhece Seus mistérios, por faltar-lhe profundidade, intimidade no relacionamento.
Deus tem grandes tesouros para nós. Se quisermos desfrutar das preciosidades contidas no misterioso relacionamento com o Pai, dediquemos tempo a Ele e com Ele. Desfrutar do valor de um tesouro escondido será sempre compensador. Mesmo sendo árduo, intenso, e exigindo tempo, compromisso e sacrifícios, esse processo é sempre repleto de lições específicas, prazerosas e inesgotáveis que marcarão nossa vida secreta com Ele e nos capacitarão a permanecer sobre um fundamento que não se abala com as intempéries da vida. Há sempre tesouros escondidos esperando por você, por isso, nunca deixe de cavar! Jesus é o Senhor! Amém.