por Fátima Massula
Quando subiu ao monte para proferir as bem-aventuranças, Jesus disse que os mansos herdariam a terra (Mateus 5:5). Essa afirmação, por si só, já representa um contraste com os padrões mundanos, onde as conquistas geralmente são fruto de muita luta. Portanto, ao enaltecer os mansos, o Senhor Jesus frustrou os padrões da época, que se perpetuam até hoje. Quando falou sobre isso, Jesus dirigia-se a um povo judeu oprimido pelo poder de Roma. Naquele tempo, até mesmo entre Seus discípulos, havia quem esperasse Dele uma revolução e o estabelecimento de um reino independente de Roma.

Aquelas eram ideias equivocadas, pois Jesus não seria um revolucionário político. Embora o mundo enalteça a força e a disposição para a luta, para Deus, a mansidão é de grande valor (1 Pedro 3:4). Por vezes, no casamento, um dos cônjuges acaba se excedendo ao falar, proferindo palavras duras e despertando a ira do outro. Nesse momento, a mansidão é essencial para evitar que uma contenda aconteça. Afinal, quando um não quer, dois não brigam. O desejo de revidar não deve superar o peso da desgraça que uma briga pode trazer ao casal. Provérbios 15:1 diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Portanto, antes de falar ou revidar uma fala, lembremo-nos de que essas palavras podem desencadear a violência no casamento, criando um clima hostil entre os cônjuges.
Lembre-se também: a melhor maneira de vencer uma guerra é não a começar. Ser manso não equivale a ser frouxo ou covarde, mas é uma habilidade espiritual de quem é governado pela vida de Deus. Uma pessoa mansa é forte, mas mantém sua força sob controle. Os mansos são os que conseguem dominar a si mesmos, o que vale muito mais do que o domínio de uma cidade (Provérbios 16:32). A mansidão não é o resultado do esforço humano. Moisés, por exemplo, foi considerado o homem mais manso da terra, porém, mesmo com essa qualidade, acabou não resistindo e feriu a rocha com ira, o que lhe custou caro (Números 12:3; 20:2-13). Vamos orar? “Senhor Jesus, me ajuda a ser manso como o Senhor é. Infunde a Sua mansidão para dentro de mim. Eu preciso do Senhor. Ó Senhor Jesus! Amém!”